A casa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A questão do método .

A revolução científica quebrou o modelo de inteligibilidade do aristotelismo e provocou o receio de novos enganos . Para evitar o erro , a principal indagação dopensamento moderno tornou-se a questão do método que envolveu não só a revisão da metafísica , mas sobretudo o problema do conhecimento .

O racionalismo - Engloba as doutrinas que enfatizam o papel darazão no processo do conhecimento . Na Idade Moderna destacam-se como racionalistas : René Descartes _ Seu principal representante __, Espinosa e Leibniz .
O Empirismo - é a tendência filosófica queenfatiza o papel da experiência sensível no processo do conhecimento . Destacam-se no período moderno :Francis Bacon , John Locke e David Hume .

Como corrente filosófica fundada por Husserl, aFenomenologia surge intimamente ligada à Matemática: "O que motivou o início da fenomenologia - afirma Husserl - foi 'o problema radical de uma clarificação dos conceitos fundamentais lógicos ematemáticos, e com isso o de uma fundamentação efetivamente radical da lógica e da matemática.
"Realidade já não é tida como algo objetivo e passível de ser explicado em termos de um conhecimento que privilegiaexplicações em termos de causa e efeito. Porém, a realidade, “o que é”, emerge da intencionalidade da consciência voltada
para o fenômeno“
“A fenomenologia é o estudo das essências; e todos osproblemas, segundo ela, voltam a definir as essências: a essência da percepção, a essência da consciência, por exemplo. Mas a fenomenologia é também uma filosofia que recoloca a essência na existência, enão pensa que se possa compreender o homem e o mundo de outra forma, que não seja a partir de sua facticidade... É uma filosofia transcendental, que põe em suspenso, para compreendê-las, asafirmações da atitude natural, mas é também uma filosofia para a qual o mundo já está sempre lá, antes da reflexão, como uma presença inalienável, e cujo esforço de reencontrar o contato ingênuo com o mundo...
tracking img