A casa e a rua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Endereço
Condomínio Jardim Ubá - Estrada de Itaipú, 777
Piratininga - Niterói - RJ - 24350370 - Brasil

Pesquisas
Rituais nacionais e simbolismo.
Antropologia da sociedade nacional.
Identidade nacional.
Brasil e Estados Unidos.
Etnografia do estado.
Pobres e pobreza.

Títulos
Bacharel (História) - Faculdade Fluminense de Filosofia -1958
Estagiário (Antropologia) - Museu Nacional, MN -1959/1960
Especialista (Antropologia social) - MN - 1961
M.A. - Universidade de Harvard - 1968
Ph.D - Universidade de Harvard - 1971
Professor adjunto - MN - 1970/1987
Edmund P. Joyce, c.s.c., Professor of Anthropology - Universidade de Notre Dame.

Biografia
Roberto DaMatta (nascido em 29 de julho de 1936, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro), ocupa a catédra Reverendo Edmund P. Joyce. C.S.C., deAntropologia da Universidade de Notre Dame, onde ensina desde agosto de 1987. É também professor titular licenciado sem vencimentos do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. É Bacharel em História pela Faculdade Fluminense de Filosofia (hoje Universidade Federal Fluminense) em Niterói(1958), foi estagiário da Divisão de Antropologia do Museu Nacional (1959-60), fez oCurso de Especialização em Antropologia Social, Museu Nacional (1961) e obteve um Mestrado e um Doutorado na Universidade de Harvard. Roberto DaMatta foi naturalista auxiliar, pesquisador e professor do Museu Nacional, de 1962 até 1987, quando foi para Notre Dame. No Museu Nacional, foi Chefe do Departamento de Antropologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Foiprofessor visitante nas universidades norte-americanas de Wisconsin-Madison e California-Berkeley, da universidade inglesa de Cambridge, onde foi membro do King's College. Por duas vezes foi Directeur d'Études da Maison des Sciences de L'Homme em Paris, França. A par de atividades docentes, tem participado e realizado inúmeras conferências em todos os grandes centros de pesquisa e ensino de antropologiasocial da América, da Europa e da Ásia, como a Universidade de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Harvard, Yale, Princeton, Johns Hopkins, Florida-Gainesville, Pittsburgh, New York, Columbia, Washington, Chicago, Illinois, Michigan-Ann Arbor, Cambridge, Londres, Oxford, Lima, Buenos Aires, Cairo, Berlim, Uttrech, Stockolmo, Tóquio, Seul, Oslo, etc.
De 1962 até 1987, Roberto DaMatta foi membrodo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), foi conselheiro da CAPES, membro do Comité Assessor da Fundação Ford no Rio de Janeiro e Coordenador de Coleções de livros de Antropologia Social para a Editora Vozes e para a Editora Francisco Alves. É também resenhista de várias revistas nacionais e internacionais de sua especialidade como o Anuário Antropológico, Mana, Revista Brasileira deCiências Sociais, American Anthropologist, American Ethnologist, Latin American Research Review, Signs, Comparative Studies for Society and History e muitas outras.
Roberto DaMatta escreveu mais de uma centena de ensaios técnicos, inúmeros artigos para os principais jornais do país e do exterior (inclusive para o New York Times) e publicou onze livros, dos quais se destacam como marcos do pensamentoantropológico brasileiro os seguintes ensaios e monografias: "Um Mundo Dividido: A Estrutura Social dos Apinayé"; "Carnavais, Malandros e Heróis"; "A Casa & a Rua"; "Relativizando: Uma Introdução à Antropologia Social"; "Conta de Mentiroso: Sete Ensaios de Antropologia Brasileira" e "Universo do Carnaval, Torre de Babel". Seu último livro, escrito em colaboração com Elena Soárez, intitula-se"Aguias, Burros e Borboletas: Um Estudo Antropológico do Jogo do Bicho" foi recentemente publicado pela editora Rocco do Rio de Janeiro. Seu livro "O que faz o brasil, Brasil?", recebeu o prêmio Casa Grande e Senzala do Instituto Joaquim Nabuco como a melhor interpretação do Brasil nos anos 80.
DaMatta recebeu a Ordem do Mérito Cientifíco no gráu de Comendador e foi eleito para o Instituto...
tracking img