A casa modernista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Casa Modernista da Rua Santa Cruz, de autoria do arquiteto Gregori Warchavchik, projetada e construída entre 1927 e 1928, é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil.De origem russa, Warchavchik publica em 1925 o primeiro manifesto brasileiro voltado à proposição de uma nova postura moderna, “Acerca da Arquitetura Moderna”. O primeiro exemplar arquitetônico sóviria três anos mais tarde, justamente com a construção da casa da Rua Santa Cruz.
Destituída de qualquer ornamentação e formada por volumes prismáticos brancos, a obra era tão impactante para a épocaque, para conseguir obter aprovação junto à prefeitura, o arquiteto apresentou uma fachada totalmente ornamentada, e após a conclusão da obra, alegou falta de recursos para completá-la.
Warchavchik,em carta destinada ao secretário do CIAM, Siegfried Giedion, relatava as inúmeras dificuldades que teve que enfrentar durante a construção –desde a aprovação, o alto preço de materiais como cimento evidro e a formação técnica da mão-de-obra-. Além da edificação, merece destaque o jardim, projetado por Mina Klabin, sua esposa, devido ao uso pioneiro de espécies tropicais.
Em 1935, a casa passa poruma reforma, quando o arquiteto procura adequá-la à família que crescia, ao mesmo tempo em que experimentava alterações na lógica da circulação e na composição dos volumes. O acesso principal passa ase realizar pela lateral, onde foi acrescida uma marquise; a cozinha é ampliada e a varanda lateral é suprimida, dando lugar a uma ampliação da sala de estar que ainda ganha um novo volume curvo,cuja laje dá lugar a um novo terraço que circunda o quarto da esposa. Além do novo terraço, o piso superior ganha algumas modificações, como a inserção de um novo sanitário servindo o quarto do marido ede um closet, entre o quarto da esposa e o quarto do filho, anteriormente, quarto de costura.
Em 1984, o o conjunto é tombado pelo Condephaat, seguido pelo Iphan e, posteriormente, pelo Conpresp....
tracking img