A blblia no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O ano de 1808 foi de grande importância para a história nacional. Muitos estudiosos o consideram como sendo o ano do verdadeiro descobrimento do país. O destaque deve-se à vinda da família real portuguesa e as conseqüências que gerou para o Brasil. A abertura dos portos às nações amigas, autorizada por Dom João VI, logo em sua primeira parada, na Bahia, contribuiu para odesenvolvimento da colônia.
O que parecia ser um acordo comercial para beneficiar a Inglaterra, que havia livrado a família real das garras de Napoleão Bonaparte, acabou se mostrando um ato que transformaria a vida colonial. A influência externa mudou a história, inclusive da igreja protestante que à época inexistia por aqui. Foi justamente por causa da abertura da colônia que as primeiras traduções do NovoTestamento em português chegaram às terras brasileiras. O texto, feito exclusivamente para o Brasil em 1808, é resultado do trabalho da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, entidade que ajudou a difundir as Escrituras em todo o mundo.
Os exemplares do Novo Testamento que entraram no país logo após a abertura dos portos foram produzidos a partir da versão de João Ferreira de Almeida,primeiro tradutor da Bíblia para o português. Apesar da relevância histórica, não existem informações precisas sobre quando os primeiros volumes teriam desembarcado por aqui. Porém, acredita-se que partes dessas “novas bíblias” só começaram a chegar ao país a partir de 1809, junto com os pertences dos estrangeiros e por intermédio dos colportores (espécie de missionários que tinham como trabalhodivulgar e explicar as Escrituras).

MUDANÇAS E CRESCIMENTO

As bíblias em português e a presença evangélica estrangeira contribuíram para que em 1810 fossem assinados, entre Portugal e Inglaterra, os tratados de Comércio e Navegação e o de Aliança e Amizade. Embora péssimos do ponto de vista comercial, os tratados foram essenciais para garantir o futuro da igreja evangélica no país. Na verdade, apermissão dada pela Coroa Portuguesa para que os forasteiros praticassem suas religiões não foi uma iniciativa própria, mas uma imposição da Inglaterra.
Para evitar que os ingleses, na maioria protestantes, viessem comercializar produtos ou morar na colônia da América do Sul e fossem vítimas de perseguições, o décimo segundo artigo do Tratado de Comércio e Navegação assegurava a liberdadereligiosa para os estrangeiros, enquanto que o artigo 5º do Tratado de Aliança e Amizade impedia a instalação da Inquisição. Além disso, o governo português permitiu os cultos protestantes e a construção de templos sem “aparência exterior de igrejas”.
A vinda do movimento missionário protestante no século 19 coincidiu com as lutas pela independência na América Espanhola e com a abertura do continente aocapitalismo, que dava seus primeiros passos. O protestantismo não somente trouxe uma mensagem evangélica dirigida às profundas necessidades espirituais do continente, mas chegou juntamente com transformações sociais e políticas, o que representou uma opção de mudança. “Sem a Bíblia, não existiria a igreja evangélica no Brasil. Grande parte das conversões se deu pela leitura da Bíblia, que eraconsiderada um tesouro pelos primeiros crentes”, afirma o historiador e professor assistente do departamento de Teologia da Faculdade Evangélica de Brasília, Isaías Lobão Pereira Júnior.
Embora fosse ter um grande significado para futuras gerações de brasileiros, nos primeiros anos no país a Bíblia pouco efeito fez à vida da população. Alguns fatores colaboraram para que isso acontecesse. Aresistência do clero, que não via com bons olhos o acesso das pessoas ao Livro Sagrado, foi um deles. Porém, o maior obstáculo foi mesmo o analfabetismo. Não é de hoje que esta é uma das grandes vergonhas nacionais. No século 19 era ainda pior. Quando os primeiros Novos Testamentos chegaram, a maioria da população não sabia ler e escrever. Por causa dessa deficiência, durante muito tempo o grande público...
tracking img