A biblia sagrada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS FÁBULAS COMO INCENTIVO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Talita Keycyane Rodrigues Gomes
Elenilde de Souza Silva
Samira de Souza Silva
Francisco Aldenivan de Sousa
Curso: Letras (português/ espanhol)
Polo: Boa Vista- RR
Orientadora: Marilda Franco M. Vasconcelos

RESUMO
Este trabalho tem como objetivo de estudo o gênero literário fábulas e suaimportância como incentivo de leitura e interpretação para os alunos do ensino fundamental II. O mesmo apresenta algumas considerações sobre o que trata esse gênero textual, sua história e sobre sua contribuição ao ensino regular ao longo dos anos até nossos dias. Atualmente, um dos grandes desafios enfrentados na área da educação é estimular os alunos à prática da leitura. O contato com os livros deveser iniciado o mais breve possível, não só pelo manuseio mas também pela história contada, pelos ensinamentos e lições que essas composições literárias propõem no sentido de fazer os alunos amarem a leitura e usar a imaginação na interpretação, tornando-a mais atrativa, agradável e habitual. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, mostrando que as fábulas contribuem bastante para odesenvolvimento da criatividade, raciocínio e para a prática da leitura prazerosa e produtiva.

Palavras-chaves: fábulas, incentivo, leitura, interpretação.

INTRODUÇÃO

De que forma as fábulas podem contribuir com a melhoria da habilidade de leitura e interpretação dos alunos do ensino fundamental II?
As fábulas podem se mostrar uma ferramenta de ensino importante que proporciona ao educadorestimular e avaliar a capacidade de raciocínio, interpretação e leitura dos alunos. O objetivo desse trabalho é demonstrar como as fábulas podem aumentar o interesse do aluno pela leitura de forma mais divertida, descontraída, agradável e consequentemente aguçar a interpretação, a apreensão do que foi lido (a moral da história, crenças e valores implícitos nas fábulas) e a habilidade de seexpressar, de formar opinião, já que o universo da leitura proporciona isso.
Esta pesquisa será realizada em uma escola da rede pública estadual de ensino na cidade de Boa Vista-RR em uma turma de ensino fundamental II (6º ano), com adolescentes entre 11 (onze) e 13 (treze) anos.
Este tema foi escolhido em virtude da necessidade de incentivo à leitura na sala de aula de maneira alegre, estimulante,usando a imaginação para vivenciar e interpretar a estória. Também pelo fato de os professores explorarem de forma tão natural e simples este tema que consideramos importante na educação do ensino fundamental II, apesar de a rede pública não disponibilizar recursos (como: um espaço próprio para a leitura, objetos que possam ser utilizados para encenar a fábula em estudo, etc.) para explorar essegênero que torna a leitura satisfatória e interessante.
A leitura ocupa, sem dúvida um espaço privilegiado não só no ensino da língua portuguesa, mas também no de todas as disciplinas acadêmicas que objetivam a transmissão de cultura e de valores para as novas gerações. Isso porque a escola é, hoje e desde há muito tempo, a principal instituição responsável pela preparação de pessoas para oadentramento e a participação no mundo da escrita utilizando-se primordialmente de registros verbais escritos (textos) em suas práticas de criação e recriação de conhecimento. (SILVA, 2002, p. 16).

A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo voltada para a observação desse gênero textual em sala de aula a partir das atividades propostas pela professora e os benefícios obtidos para a leitura einterpretação.

1. A HISTÓRIA DAS FÁBULAS

Como alguns fabulistas definem as fábulas:
Theon (século I d.c.) define a fábula como "discurso mentiroso que retrata uma verdade".
Já para Fedro (século I d.c.), "a fábula tem dupla personalidade: entreter e aconselhar".
Para La Fontaine (século XVII), "A fábula é uma pequena narrativa que sobre o véu da ficção guarda uma moralidade". Fábula...
tracking img