A beleza refletida na arte abstrata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A MANIFESTAÇÃO DA BELEZA A PARTIR DO ABSTRATO NA ARTE, COM EMBASAMENTO NA ESCOLA ABSTRACIONISTA.

Jadson de Sousa Mattos
Paulo Ricardo Lângaro
Paulo Rogério Ferreira

RESUMO

O presente artigo, a partir de uma pesquisa teórico-bibliográfica com enfoque fenomenológico, busca compreender a manifestação da Beleza a partir do abstrato na arte, recorrendo a referências explicativas na escolaabstracionista. A abstração, como constituição cognoscível da estrutura humana ao pensar a realidade, e relacionada à arte como abordagem de expressão intuitiva da experiência artística, manifesta uma especificidade metodológica na arte moderna. No entanto, a Beleza como representação e imitação natural em conteúdo e forma, assume nova expressão metodológica que prestigiará a construção subjetivae a acentuação da forma, constituindo para a obra artística um fim em si mesmo. Assim, tendo como reação ao realismo e ao impressionismo, e tendo como contexto a situação de guerras no período moderno, a escola abstracionista dará ênfase às formas abstratas como aplicação artística, desenvolvendo uma expressão subjetiva. Contudo, a partir do trabalho artístico abstrato, buscaremos explicitar amanifestação implícita da Beleza, tentando abarcar uma compreensão que identifique na arte abstrata o que é Beleza.

Palavras Chave: Abstrato, Abstracionismo, Beleza.

INTRODUÇÃO

O processo do ente concreto em sintonia com a verdadeira ordem da realidade, sempre expressou a Beleza, da qual é capaz de transmitir as características concernentes ao reflexo da ordem: verdade, bondade e unidade.No entanto, a manifestação artística do ser humano como resposta a esta contemplação da ordem, dá-se de diferentes maneiras ao longo da história, sempre acentuando a razão criante do indivíduo.
Perante este contexto, o desenvolvimento artístico na modernidade manifesta-se como representação e imitação da realidade para alcançar a Beleza. O Belo caracteriza-se por uma correspondência realista com oobjeto no feitio da obra de arte, tendo no processo de imitação da natureza: a representação e expressão de um conteúdo que contenha assunto e tema, e de uma forma que dê sintonia artística.
Assim, podemos observar ao longo do tempo várias indagações acerca da manifestação da beleza na arte, perscrutando a representação e expressão por uma linguagem particular que proporcione determinadafinalidade artística apreciada pelo ser humano. No entanto, tal representação boa ou má, que tempos atrás não apresentava distinções quanto a formas abstratas, agora ganha importante discussão no período contemporâneo, pois emerge uma nova maneira de lidar com a arte.
Contudo, a concepção artística de imitar a beleza da natureza e expressá-la através de métodos específicos, dá lugar a um estilo que crieum objeto pictórico que contenha valor por si mesmo. Portanto, tal caracterização de arte manifesta sua autonomia formalizando-se, e concebendo para o caminho da abstração. Assim, tal finalidade de excluir toda referência a uma realidade imitável, possibilita a presença de uma Beleza refletida a partir do abstrato? Será que o abstrato como instrumento de significado próprio e sendo um fim em simesmo, manifesta a Beleza? E ainda, por que a Beleza manifesta-se a partir do abstrato na arte?




1. CONCEITUAR O QUE É ABSTRATO

A compreensão de Beleza a partir do abstrato na arte implica primeiramente, um entendimento acerca do que é o abstrato ou o processo de abstração, no âmbito cognoscível e na sua relação com a arte, dentro do abstracionismo. Assim, procuraremosconceituar o abstrato, como via expressiva de experiências e ideias que fomentam a presença de uma Beleza intuitiva.
No entanto, desde a antiguidade até a escolástica, o conceito de abstração é inerente a qualquer procedimento cognoscitivo, sendo utilizado para descrever todo processo deste gênero. Aristóteles acentua este procedimento com a formação das ciências teoréticas, da qual o ser de todas as...
tracking img