A baragada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS SIGNIFICADOS DA PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Maria Clarisse Vieira (FEUSP)
Hercilia Tavares de Miranda

Introdução
Este trabalho analisa resultados parciais de um projeto de investigação sobre o significado da prática de ensino em educação de jovens e adultos na formação inicial de professores, buscando articular-se ao movimentode reconstrução do atual currículo do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UnB. Inserida no âmbito da pesquisa-ação esta investigação busca, a partir da perspectiva dos envolvidos no processo, diagnosticar situações-problemas com objetivo de resolvê-las por meio da formulação de estratégias de ação e avaliação de sua eficiência, ampliando a compreensão da nova situaçãoresultante(Utilizamos as contribuições do educador inglês Jonh Elliot na compreensão dos conceitos de pesquisa- ação, bem como sua defesa do professor como pesquisador de sua prática. Para um melhor aprofundamento remeto ao texto de Elisabete Monteiro de Aguiar PEREIRA: Professor como pesquisador: o enforque da pesquisa-ação na prática docente. In: Cartografias do Trabalho Docente. Campinas: Mercado de Letras,1998.).
As práticas de ensino, sob o formato de estágio supervisionado, são desenvolvidas no sistema formal de ensino e/ ou iniciativas da sociedade civil do Distrito Federal; englobando diferentes espaços e temporalidades, bem como múltiplas abordagens temáticas. O fluxo atual do Curso de Pedagogia organizado em três habilitações( O currículo vigente do curso de Pedagogia faculta aos alunosformarem-se nas habilitações de Orientação Educacional, Educação Especial e Magistério para Classes iniciais. Todavia, na prática, os alunos do Curso Noturno tem acesso apenas a habilitação Magistério para Início, enquanto os alunos do Curso Diurno podem optar entre duas das três habilitações supracitadas. Uma das lutas, entre a transição do currículo vigente e o em construção, é se gestar uma justiçacurricular, possibilitando aos alunos do Curso Noturno o acesso às demais habilitações.) define previamente os temas e subtemas das práticas de ensino pelas áreas de profissionalização. A habilitação Magistério para Início de Escolarização conta com dois estágios, denominados de Projeto Final 1 e 2. Em geral, no Projeto Final 1 são desenvolvidas temáticas relacionadas à educação infantil e aos anosiniciais de escolarização, enquanto o Projeto Final 2 está voltado para alfabetização e escolarização de jovens e adultos.
O presente trabalho discute o significado da Prática de Ensino em educação de jovens e adultos na formação inicial de professores por meio da análise das produções individuais e coletivas realizadas ao longo do ano 2000, em duas turmas do Curso de Pedagogia( Foram analisados otrabalho de sete alunos, tendo como critério de escolha a diversidade de local de pesquisa, abordagem temática e qualidade do trabalho. ). Nesta produção incluem-se o projeto de estágio, relatórios parciais de observação e participação, planos de aula e o relatório final de estágio. Este conjunto de trabalhos busca refletir a leitura crítica do discente sobre o campo de estágio em suas váriasdimensões, abrangendo desde o estudo de textos sobre o tema, a análise de documentos que constituem a estrutura e o funcionamento do campo à elaboração e desenvolvimento de uma proposta didático-pedagógica de intervenção na realidade. Para empreender a análise deste material, recorreu-se a análise de conteúdo (Bardin,1979), visando apreender trechos que sugerissem manifestações sobre a importância doEstágio na área de EJA - Educação de Jovens e adultos - na formação inicial dos alunos.
A formação inicial de professores em EJA: possibilidades e limites
As pesquisas realizadas no âmbito da formação de professores em educação de jovens e adultos tem evidenciado a precarização e inexistência de um política nacional de formação docente, reiterando a necessidade de uma preparação específica...
tracking img