O perfil do egresso de alunos do curso de geografia da ueg de quirinopolis goias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE QUIRINÓPOLIS
CURSO DE GEOGRAFIA

A FORMAÇÃO DOCENTE E A ANÁLISE DO LICENCIADO EGRESSO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UEG/QUIRINÓPOLIS, NO PERÍODO DE 2004 A 2008.

LAIZA RODRIGUES CABRAL
OSMAR MARTINS CABRAL Junior.

QUIRINÓPOLIS-GO 2010
LAIZA RODRIGUES CABRALOSMAR MARTINS CABRAL Junior

A FORMAÇÃO DOCENTE E A ANÁLISE DO LICENCIADO EGRESSO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UEG/QUIRINÓPOLIS, NO PERÍODO DE 2004 A 2008

PROJETO DE PESQUISA

Monografia apresentada a Universidade Estadual de Goiás-UEG – Unidade Universitária de Quirinópolis, como requisito parcial à conclusão do curso de Licenciatura em Geografia soborientação da Profª. Mirian Maria de Paula.

QUIRINÓPOLIS-GO
2010

CAPÍTULO I - EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: OBJETO E OBJETIVOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA ATUAL

A Geografia é a ciência que estuda, analisa e tenta explicar (conhecer) o espaço produzido pelo homem e, enquanto matéria de ensino, ela permite que o aluno “[...] se perceba como participante do espaço que estuda, onde osfenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho dos homens e estão inseridos num processo de desenvolvimento.” (CALLAI, 1988, p.56)
De acordo com Callai, o objeto de estudo da Geografia é a organização espacial da sociedade. Por essa razão, pode-se falar que o espaço geográfico é um objeto a ser conhecido pelos alunos, a categoria mais geral de compreensão da realidade.Essa categoria tem um valor disciplinar pedagógico relevante para o desenvolvimento da capacidade de análise da espacialidade em que vive o aluno, antes ele tem que saber identificar o lugar, a paisagem, natureza, sociedade, território e região, com isto fica mais fácil a aprendizagem começando por onde vivemos.
O Ensino da Geografia tem o objetivo de levar os cidadãos em geral a umaconsciência da espacialidade das coisas, dos fenômenos que eles vivenciam, a nossa vida é geografia tanto diretamente ou não. As práticas sociais cotidianas são espaciais, pois elas têm um componente espacial que ao mesmo tempo em que movimenta essa prática sofre as suas conseqüências, ou seja, há, um movimento dialético entre as pessoas e o espaço.
De acordo com Cavalcanti:[...] este movimento torna o conhecimento geográfico importante para a vida cotidiana, contribuindo para a formação de cidadania, também, através da prática de construção e reconstrução de conhecimentos, habilidades, valores que ampliam a capacidade de crianças e jovens a compreenderem o mundo em que vivem e atuam, numa escola organizada como um espaço aberto e vivo de culturas (CAVALCANTI, 2002p.47).

A Geografia estuda as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, por meio da leitura do espaço geográfico e da paisagem.

1. – O Ensino de Geografia

O Ensino de Geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira maisconsciente e propositiva. Para tanto, é preciso que eles adquiram conhecimentos, dominem categorias, conceitos e procedimentos básicos com os quais este campo do conhecimento opera e constitui suas teorias e explicações, de modo a poder não apenas compreender as relações socioculturais e o funcionamento da natureza às quais historicamente pertence, mas também conhecer e saber utilizar uma forma singularde pensar sobre a realidade: o conhecimento geográfico.
Cavalcanti pode nos afirmar que:
Os objetivos da Geografia já encaminham por si só algumas reflexões sobre os conteúdos a serem trabalhados na sala de aula. Afinal, os conteúdos são instrumentos e a escolha desses instrumentos vai depender de sua utilidade para os alunos. Então, o objetivo é o de formar...
tracking img