A Aus Ncia Da Utiliza O De Recursos Cartogr Ficos No Ensino

1371 palavras 6 páginas
A Ausência da Utilização de Recursos Cartográficos no Ensino/Aprendizagem

Jessica L. Bittencourt1
Jeh_bitten@hotmail.com

Natacia C. dos Santos de Sá2
Nataciacris_fa@hotmail.com

Palavras-chave: Mapas, ausência, professor.

O presente texto tem por finalidade expor a ausência e a dificuldade que os professores têm de trabalhar com os mapas em sala de aula e apontar os possíveis motivos que levam a falta da exploração dos e dos diversos recursos cartográficos.
Pode se perceber que nos períodos que foram realizados os estágios nos municípios de Nova Santa Barbara e São Sebastião da Amoreira PR, notaram se a falta da utilização dos mapas no ensino da Geografia, pois se tratando do mapa que é um instrumento para compreender melhor os dados, fenômenos entre outros.
Segundo OLIVEIRA e TSUKAMOTO (2004), o Mapa apesar de ter um importante papel no Ensino da Geografia, ainda esta muito longe de ser um recurso que pode levar o aluno a ler, analisar e interpretar as inúmeras formas de organização e espacialização de fenômenos.
Este problema não está restrito em apenas algumas escolas, infelizmente é um fato comum, a não utilização de recursos cartográficos é uma realidade muito constante, talvez seja por acharem que mapas não tenham muita importância no ensino. Dessa forma as autoras OLIVEIRA e TSUKAMOTO (2004) ressaltam que o professor não pode ser apenas um mero transmissor de conhecimentos e nem os alunos meros sujeitos passivos de conhecimentos. É fundamental que o professor ofereça condições para que os alunos atinjam os objetivos no processo ensino/ aprendizagem.
Para que os alunos possam atingir estes objetivos, o próprio professor deve reconhecer a valorização destes instrumentos, ensinando com domínio e criatividade os conteúdos dos mapas, para que os alunos entendam com clareza as informações, dessa forma irão compreender que existem outros formas de adquirir conhecimentos por meio dos recursos cartográficos.
De acordo com as observações realizadas por

Relacionados

  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas