A Auditoria Ambiental como Instrumento Gerencial de Apoio á Preservação do Meio Ambiente.docx transferido com sucesso

1055 palavras 5 páginas
A Auditoria Ambiental como Instrumento Gerencial de Apoio á Preservação do Meio Ambiente
Autores: Francisca Regiane Chaves da Silva Márcia Martins Mendes de Luca Denise Maria Moreira Chagas Correa Marcelle Colares Oliveira

Resumo
A crescente pressão do mercado pela qualidade produtiva com a preservação do meio ambiente, a exigência da sociedade pela elevação do nível de qualidade de vida e a crescente rigidez da legislação ambiental no combate a degradação dos recursos naturais constituem fatores que conduzem as empresas a investir em auditoria ambiental, visando a eficiência do Sistema de Gestao Ambiental ( SGA ). Esses fatores contribuíram para o surgimento das legislações, normatizações e certificações nas empresas. A implantação dos SGAs propiciou o surgimento das auditorias ambientais.
OBJETIVO : presente estudo tem como objetivo investigar o suporte que a auditoria ambiental pode fornecer as empresas na preservação do meio ambiente.
METODOLOGIA : O estudo de caso foi realizado na Companhia Energética do Ceará ( COELCE ), foi realizado uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental e a aplicação de entrevistas.
RESULTADOS : O estudo possibilitou constatar que a Coelce promove uma melhoria constante do seu SGA, por meio de auditorias ambientais realizadas 4 vezes por ano, sendo 2 internas e 2 externas, para uma melhoria continuada em suas estratégias, focalizadas no progresso da política ambiental. Implantação do SGA ( Sistema de Gestão Ambiental ):
1. Definição da política ambiental e do planejamento, depois a empresa segue para a fase de implementação e operação do SGA onde acontece treinamentos de pessoal, a comunicação e o registro da documentação pertinente.

2. A fase seguinte refere-se ao monitoramento e a implementação de ações corretivas, objetivando a redução do número de ações

Relacionados