A atuação do assistente social no terceiro setor twe

678 palavras 3 páginas
A atuação do Assistente Social no contexto do Terceiro Setor :
Alguns conceitos sobre terceiro setor
Essas organizações são componentes de um setor em franco desenvolvimento e crescimento em países como o Brasil, mas que começou nos países hegemônicos economicamente, tais como EUA, Inglaterra e França. do conceito de cidadania e de suas múltiplas manifestações na sociedade civil. (FERNA... por Terceiro Setor entenda-se (...) a sociedade civil que se organiza e busca soluções próprias para suas necessidades e problemas , fora da lógica do Estado e do mercado. (RODRIGUES, 1998 p.31).
(...) o Terceiro Setor é composto de organizações sem fins lucrativos , criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntária , num âmbito não-governamental, dando continuidade a práticas tradicionais de caridade , da filantropia e do mecenato e expandindo o seu sentido para outros domínios , graças , sobretudo , à incorporação NDES, 1997 p.27).
Existe uma necessidade do reordenamento administrativo e técnico dessas instituições . profissionais de diferentes áreas podem contribuir significativamente e, dentre estes , o assistente social tem importante atuação , considerando a sua especificidade profissional a atuação deve estar voltada para sua formação levando em conta os determinantes da questão social brasileira e suas diferentes manifestações , as políticas sociais setoriais para o enfretamento dessas manifestações , a relação Estado , Mercado e Terceiro Setor , discernindo o papel e função de cada um no contexto da formulação e execução dessas políticas ; não esquecendo que cabe ao ESTADO o dever de prover políticas sociais adequadas e eficientes para o enfrentamento da questão social . O terceiro setor é parceiro do Estado e não o contrário .
Baseados na Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social (Lei nº. 8.6662, de 07/06/93), podemos visualizar algumas atribuições específicas ao assistente social que atua na área do terceiro setor: Implantar , no

Relacionados

  • GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
    39891 palavras | 160 páginas
  • CURSO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 Fredie Didier Jr 2013
    325144 palavras | 1301 páginas
  • Projeto de Criação de Empresa: HR TUNING
    31447 palavras | 126 páginas
  • Fredie Didier Direito Processual Civil Vol
    426242 palavras | 1705 páginas