A arvore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO
As mudanças sociais trouxeram novas exigências de formação, ampliando o espaço da educação formal. Reflexo disso é o número elevado de pessoas jovens e adultas que estão fora da educação básica, que voltam aos bancos escolares e aos programas de EJA. Acredita-se que a não conclusão das etapas escolares de escolarização estejam ligados a vários fatores de diferentes naturezassociais, culturais, econômicas, pedagógicas, consideradas determinantes para a não democratização da educação. Estudiosos como Gadotti (2000) destacaram que dentre as conseqüências desses fatores, a evasão escolar é a” vilã.”
Um fator considerado importante para a volta dos alunos jovens e adultos às salas de aula de EJA é a exigência do mercado de trabalho, ou seja, a expectativa de melhoriasprofissionais, esse fator é determinante para que os públicos da EJA dêem continuidade aos estudos.
De acordo com Vieira (1999) o Brasil e o mundo, atravessam uma transformação social que implantou um novo modelo para a economia, que passou a exigir trabalhadores mais qualificados e preparados para compreender e atuar nesse processo.
Esse artigo tem como objetivo geral: Analisar as implicações dotrabalho no processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos a fim de refletir sobre os aspectos positivos e negativos das atividades laborais na educação. E como Objetivos Específicos:
* Entender a educação na EJA como espaço formal integrante do mundo do trabalho e da vida dos jovens e adultos
* Identificar o grau de esforço físico e cansaço e sua interferência no desempenhodo educando em sala de aula.
* Identificar os tipos de atividades laborais que mais interferem no desempenho dos Educandos na sala de aula.
* Traçar o perfil dos Educandos quanto as atividades que desenvolvem no mercado de trabalho.
Esse artigo tem como tema: As implicações do trabalho no processo de Ensino e Aprendizagem dos Educandos na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso nasséries iniciais em uma escola municipal de Parnaíba (PI).
2-HISTÓRIA DA EJA E O MARCO LEGAL E REGULATÓRIO DA EJA
A educação básica de pessoas jovens e adultas no Brasil encontra sua raiz histórica na própria origem do país. Teve inicio no Brasil – colônia pela ação dos jesuítas, apoiada pela sociedade civil e política, constituída na época em sua maioria pela família patriarcal e pela igreja.Os jesuítas começaram suas atividades docentes em solo brasileiro, alfabetizando adolescentes e adultos mais do que crianças, sob forte influência do proselitismo religioso, visando à evangelização, seu principal objetivo, e à adaptação dos adultos ao regime “dos colonizadores portugueses, que necessitavam de mão de obra para a lavoura e atividades extrativistas” (MOURA, 2003, p.26). Dessaforma, podemos dizer que os primeiros docentes que exerceram atividades de ensino no nosso país eram professores de jovens e adultos. A década de 90 é marcada pelas mobilizações nacionais provocadas pelos apelos nacionais, tendo em vista o crescimento do analfabetismo nos países mais pobres e populosos do Terceiro Mundo, entre eles o Brasil. Tivemos também ,nos anos 90, a elaboração da nova lei deDiretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n°9394/96, que dedica os artigos 37 e 38 à educação de jovens e adultos:
Art.37-A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram
acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria
Art.38-Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum docurrículo, habilitando ao prosseguimento de estudo em caráter regular.
3-PRINCIPAIS REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O EJA
O título Educação de Jovens e Adultos (EJA),não delimita o público dessa modalidade de ensino apenas pela idade,pois o jovem e o adulto a que se faz referência não é o estudante universitário ,o profissional qualificado que busca formação continuada ou especialização ,o aluno com uma...
tracking img