A arte no ensino brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de seminários

Breve visão da arte no ensino brasileiro

É impossível, num pequeno capítulo, pretender-se uma visão completa e abrangente da posição que a arte ocupou e tem ocupado no ensino brasileiro. Visa exclusivamente a apresentação de determinadas linhas gerais, históricas e filosóficas, especialmente em termos artísticos. O elemento chave a guiar nossas considerações será avisão da cultura brasileira como um todo, o que em si, é altamente problemático. Problemático na medida em que nossa cultura carece ainda de contornos bem definido e definidores, diferenças regionais marcantes, especialmente em termos econômicos.
Primeiramente deve-se considerar as origens coloniais brasileiras, a fim que se entenda o processo formativo da cultura nacional. Desde o descobrimento,Portugal via no brasil uma espécie de “despensa”, onde seu único interesse era a retirada de riquezas e matérias-primas. Nunca houve, por parte de Portugal, o intuito de desenvolver ou deixar aqui uma cultura com característica próprias. A criação de uma cultura genuinamente brasileira, com valores e sentidos próprios, era perigosa aos interesses portugueses, pois acabaria levando a colônia atornar-se independente. Era necessário que se proibisse a produção e a circulação de ideias originais, proibindo-se a publicação de livros e jornais.consequentemente,nossa cultura originou-se através de um transplante da cultura portuguesa:
ossa intelectuidade e nossas elites dirigentes,assim,formavam-se exclusivamente a partir de sentidos oriundos de uma cultura bem distante e distinta daquela dosescravos e classes subalternas.Nesses termos,nossa realidade nunca se constituiu em matéria de reflexão mais acurada,os problemas colocados as elites derivavam de pensamento em torno da vida europeia.Nas palavras de Roberto gomes,”o desapego da realidade em volta,a falta de identidade com o povo e a preocupação incestuosa com uma distinta e idealizada europa,fizeram com as elites políticas,atravésde seus representantes intelectuais e cuidando de seus interesses,ficassem inteiramente alheias a uma realidadebrasileira.Pois a elite brasileira sempre teve horror ao que a circundava.
O resultado concreto,foi a importação pelas elites,modelos políticos,econômicos,e educacionais,eatranhos as nossas condições,essa importação da cultura europeia,atendeu aos interesses do colonizador e classedominante,impedia o florescimento de valores e sentidos brotados da vida aqui vivida.até os nossos dias existe pela elite um grandefascínio pela cultura europeia,o que impede uma cultura tipicamente tupiniquim,como quer roberto gomes.
A partir desse contexto de transplante cultural se deve entender as raízes históricas de nosso sistema educacional.Não constando no projeto dos colonizadores a intençãode desenvolver uma cultura nacional e não estava no pensamento dos educadores a implantação de um sistema educacional que correspondesse as necessidades nacionais.Através do ensino,os valores e sentidos originários da europa eram transmitidos aos que aqui nasciam,contribuindo para que a realidade em volta fosse desprezada.A educação na metrópole é a transmissão da cultura nacional,mas na colônianai há cultura nacional e sim uma importação da cultura metropolitana.
Fugindo das conquistas de napoleão Bonaparte,chega aqui,em 1808,o príncipe regente de Portugal,D.joão v1,com a transferência da corte para o brasil,fez se necessário que a cultura nacional se ampliasse e se modernizasse,sendo criada inclusive a imprensa régia.A fim de o ensino das artes se iniciasse oficialmente,o príncipemandou buscar vários artistas franceses,chegaram em 1816,constituindo a missão francesa.través dela fundou-se a academia de belas artes,considerada o germe inicial de nossa educação artística.Porém ,o ensino dos franceses foi mais uma imposição de valores.Pois no Brasil,o estilo barrco-rococó havia sido lentamente assimilado e ainda frutificava,já exprimindo valores nacionais.O que trouxe a missão...
tracking img