A arte barroca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra barroca tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a idéia deirregularidade.
A arte barroca surgiu no século XVII, na Itália, mas não tardou a espalhar-se para outros países da Europa como: a Holanda, Bélgica, França e a Espanha e países do Continente americano, trazidapelos colonizadores portugueses e espanhóis.
Ela está intimamente ligada à decadência da Igreja Católica, que perdeu numerosos fiéis para o nascente protestantismo, e utilizou a estética dobarroco como principal arma de persuasão e afirmação da fé.
O barroco foi interpretado de várias maneiras através do mundo. Suas manifestações estéticas foram diferentes na Itália e na Holanda, ondesurgiu quase que simultaneamente. No México, a influência das culturas pré-colombianas foi muito grande. Em pleno século XVII, na contramão das idéias que acompanharam o Renascimento, acreditava-se quea fé deveria ser movida pela emoção e não pelo pensamento.
A arte - a serviço da Igreja - tinha como principal objetivo provocar a surpresa, o deslumbramento e o fervor das multidões.Claramente associada ao catolicismo, a arte barroca evoca a religião em cada detalhe: o altar, geralmente de madeira, expões ricos ornamentos espirais ou florais e é todo entalhado com figuras de anjos eimagens sacras revestidas de uma fina película de ouro. Santos em relevo se espalham pelas capelas da nave central, e o teto, coberto por uma esmerada pintura realista, representa geralmente um céu emperspectiva, que aumenta a sensação de profundidade no ambiente.
Além disso, o barroco apresenta características regionais nas diferentes localidades em que se desenvolveu. A personalidade forte dealguns artistas do período também é um grande diferencial dentro desse estilo artístico que deixava campo aberto à subjetividade.
Suas principais características são a teatralidade das obras,...
tracking img