A amizade como forma de amor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A AMIZADE COMO FORMA DE AMOR
Aquele que conhece outros é sábio. Aquele que conhece a si mesmo é um iluminado.    Lao-Tsé.

Está no coração o desejo de amar na forma Filos, porém se na memória da pessoa a dor estiver viva o medo a impedirá de entregar-se ao amor. Constatado através da experiência profissional, o terapeuta Lowen comprovou, a maior dificuldade para as pessoas se abrirem para oamor é o sentimento de culpa, levando a um estado de tensão. Os infelizes têm o coração fechado, inacessível a uma outra pessoa.
Amar é quando o coração da pessoa se abre por completo a uma outra pessoa. O fenômeno em que o coração foi tocado pode acontecer o amor à primeira vista, não necessariamente no primeiro encontro. A excitação por um olhar, um aperto de mão ou um beijo enviando uma onda decalor pelo corpo todo. Essa sensação cria o desejo de ficar tão perto quanto possível do ser amado. O contato físico aumenta a excitação, havendo uma descarga da tensão criada pelo desejo. Lowen defende a tese que só quando se aceita sem culpa e nem julgamento a pessoa é capaz de abrir-se para o Amor Filos.
Há pessoas que nutrem o tabu de não manter o contato sexual com a pessoa amada. Esse tabu,segundo Lowen, advém de experiências de infância do período edipiano, tendo como efeito separar a personalidade, a sensação de amor no coração da sensação de desejo sexual no aparelho genital, bloqueando a satisfação do amor. Muitas pessoas infelizes jamais têm contato com a sensação e o desejo de amar ao mesmo tempo.
 Diz o mito relatado por Aristófanes em O Banquete de Platão, que no início osseres eram duplos e esféricos, e os sexos eram três: um constituído por duas metades masculinas, outro por duas metades femininas e o terceiro, andrógino, metade masculino, metade feminino. Zeus cortou-os em dois para enfraquecê-los. Cada ser tornou-se então um ser fendido e o amor recíproco se origina da tentativa de restauração da unidade primitiva. Muitos chamam esta busca de encontro da almagêmea.
Os seres iniciais não eram apenas bissexuais, era valorizada a amizade homossexual, sobretudo o masculino, como forma possível desse encontro. Porém, há sociedades que só admitem a amizade, o carinho e o contato físico entre as pessoas do sexo feminino. Em outras não há qualquer possibilidade de amizade entre pessoas de sexo diferentes, tudo é apenas uma questão antropológica e moral. Osignificado mais aceito sobre o mito é o anseio do ser humano por uma totalidade do ser, representando o processo de aperfeiçoamento do próprio eu.
A alma generosa se relaciona num contexto em que Filos, amor ou amigo-amante, e poder encontram uma forma de expressão, ousando experimentar a qualidade da vida que se deseja. Contrariando o amor de Eros, onde se projeta a masculinidade ou feminilidadeno outro e ama-se a pessoa porque ela tem algo que não se tem.
Todo ser humano deseja ser feliz, a vontade humana para o Bem e para o Belo subordina e contraria a beleza física, a beleza espiritual não se apaixona por determinado indivíduo ou atividade, ocupando-se com a pura Beleza, segundo Platão.
O amante do tipo Filos sabe que é um ser separado do ser que ama, a atenção está no próximo. Aênfase num relacionamento do tipo Filos é geralmente material, muito confundido erroneamente pelo senso comum como espiritual ou idealizado, também chamado de amor platônico. No entanto, o amor Eros a atenção está no eu - ego -, o outro serve para completar, é egoísta.
 O relacionamento conjugal, o casamento heterossexual, necessita ser reestruturado. As dúvidas e controvérsias sobre ahomossexualidade no relacionamento entre pai, mãe e filhos, indicam um desnorteamento quanto à educação sexual e os limites e responsabilidades de cada um.
 Quanto aos jovens, há sinais de que não estão tão livres como pensam estar, pois muitos pais não exercitaram o amor Filos e desta forma dificilmente a família poderá sobreviver como está. O grande uso de drogas - legais e ilegais - para se sentirem...
tracking img