Angina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Angina

Angina é dor ou desconforto no peito quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente. Angina pode ser sentida como uma pressão ou aperto no peito. A dor também pode ocorrer nos ombros, braços, pescoço, mandíbula ou costas. Angina também pode ser sentida como uma indigestão.
Angina é um sintoma de doença das artérias coronárias, o tipo mais comum de doença cardíaca. Adoença na artéria coronária acontece quando as placas acumulam-se nas artérias coronárias. Esse acúmulo de placas é chamado arteriosclerose. À medida que as placas se acumulam, as artérias coronárias ficam estreitas e duras. O fluxo sanguíneo para o coração é diminuído, reduzindo o suprimento de oxigênio para o músculo cardíaco.



Tipos de angina
Os três tipos da angina são:Angina estável

Esse é o tipo mais comum de angina. Ele ocorre quando o coração está trabalhando mais forte do que o usual. Na angina estável há um padrão regular, o qual depois de alguns episódios a pessoa pode reconhecer e prever quando ocorrerá. A dor da angina estável geralmente vai embora alguns minutos depois da pessoa repousar ou tomar medicamento. Angina estável aumenta a probabilidade deataque cardíaco no futuro. Podem ocasionar dor em queimação,dor induzida por esforço ou estresse emocional, cansaço e dispinéia,dor de duração inferior a 20 minutos, dor que remite com o repouso ou o uso de nitrato.


Angina instável.
Essa é uma condição muito perigosa que requer tratamento de emergência. É um sinal de que ataque cardíaco pode ocorrer logo. Diferente da anginaestável, a instável não segue um padrão. Ela pode ocorrer sem esforço físico e não é aliviada com repouso ou medicamento, dor de duração superior a 20 min, dor que não remite com o uso de nitratos, dor com padrão crescente (marcadamente mais intensa, prolongada ou freqüente que anteriormente.
Angina variante (Prinzmetal).
Esse é um tipo raro de angina que geralmente ocorre quando apessoa está repousando. A dor pode ser forte e geralmente ocorre entre a meia-noite e cedo de manhã. Angina variante é aliviada com medicamentos e ocorre em pacientes com artérias coronárias normais ou com níveis de arteroesclerose insignificantes. Pensa-se ser causado por espasmos nas artérias. Ocorre preferencialmente em mulheres jovens.

Tratamentos para angina


Os tratamentos para anginaincluem mudanças no estilo de vida e medicamentos. Os objetivos principais do tratamento são: Reduzir a frequência e severidade dos sintomas; Prevenir ou diminuir o progresso da doença e o risco de ataque cardíaco e morte.
Caso os sintomas sejam leves e não estejam piorando, os únicos tratamentos necessários são mudança no estilo de vida e medicamentos. Angina instável é uma condição de emergênciaque requer tratamento hospitalar. Foi demonstrado que uma aspirina (85 a 300 mg) por dia foi benéfica para todos os pacientes com angina estável que não têm problemas com o seu uso. Medicação à base de nitrato, beta-bloqueadores e bloqueadores do canal de cálcio são usados para aliviar os sintomas de angina.

Fatores de risco da doença


Os factores de risco incluem o histórico familiar dedoenças cardíacas prematuras, tabagismo, diabetes, colesterol alto, hipertensão, obesidade, sedentarismo. Identificar e tratar factores de risco de doenças cardíacas é uma prioridade em pacientes com angina. Isto significa parar de fumar, perder peso (em caso de obesidade ou excesso de peso) e fazer testes ao colesterol alto, diabetes e pressão alta.

Diagnóstico
Em pacientes com anginaocasional que não têm dores no peito, um eletrocardiograma é tipicamente normal, a não ser que existam problemas cardíacos no passado. Durante a dor podem ser observadas modificações do eletrocardiograma. Para detectar estas variações podem ser feitos eletrocardiogramas enquanto o paciente corre numa esteira (teste ergométrico).
Em alguns casos específicos, é necessário a realização de angiografia:...
tracking img