A america platina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A América Platina é uma região da América do Sul formada por três países (Argentina, Paraguai e Uruguai) que são banhados pelos rios formadores da Bacia do Rio Prata. Além disso, possuem uma história em comum durante grande parte do período colonial. Esses três países já participaram de uma mesma administração, e ambos possuem um passado de conflitos e coperações com o Brasil.
Extração,industrialização, comercialização, exportação e importação de mármore e granito, cristal de rochas, topázio, ametista e outros tipos de pedras ornamentais. Nosso setor se destina exclusivamente as construtoras, marmorarias, etc...
4.2.2. Caracterização da Atividade Mineradora Atual
O Estado de Mato Grosso é detentor de significativa riqueza mineral, com destaque para as reservas de ouro, diamante ecassiterita. Apesar do conjunto de problemas que dificultam fortemente o conhecimento dos quantitativos realmente produzidos, malgrado ainda os impactos ocasionados na produção pela decadência dos garimpos tradicionais, pela progressiva mecanização da extração dos minerais preciosos e pelo decréscimo do preço do ouro no mercado internacional, fatores estes que provocam fortes flutuações na oferta, aregião em estudo assume posição de destaque no âmbito do país. (Ver Mapa A 002 - anexo).
De acordo com o Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM)(4), a produção nacional de diamantes situou-se, nos últimos anos, em torno de 1 milhão de quilates, representando cerca de 1% da produção mundial. Em termos nacionais, o Estado de Mato Grosso aparece como o maior produtor, com oferta estimada emmais de 100.000 quilates/ano.
Quanto ao ouro, o Brasil com uma produção de 70 toneladas em 1993, contribuiu com 3,1% da produção mundial, paralelamente ao fato de suas reservas estimadas representarem cerca de 2% das reservas mundiais conhecidas.
O Estado de Mato Grosso situa-se como segundo maior produtor do país, com pouco mais de 15 toneladas/ano no mesmo período (cerca de 22% da produção dopaís). Diferentemente da situação nacional, onde as empresas mineradoras- entendidas como empreendimentos industriais relativamente complexos -, já respondem por quase 60% da produção de ouro e apresentam uma participação com tendência acentuadamente crescente, no Mato Grosso a produção aurífera originária da atividade garimpeira (em diferentes níveis de capitalização e complexidade) é aindaaltamente predominante: 93,5% da produção aurífera.
Não obstante, essa situação encontra-se em processo de reversão, no sentido de acompanhar a tendência nacional de "industrialização" da produção das pedras preciosas e do ouro. Com a exaustão dos depósitos mais rasos e de alto teor, assim como das jazidas aluvionares, a atividade mineradora passou a exigir investimentos crescentes, verificando-se aprogressiva substituição, do garimpo tradicional, por formas de exploração cada vez mais capitalizadas e com moldes empresariais.
Desse modo, a exploração intensa e irracional de amplas áreas, pela ação individual de grandes grupos garimpeiros, veio diminuindo de intensidade. A população garimpeira tendeu a migrar, seja para novas áreas de garimpo, seja para centros de concentração da atividadeagropecuária ou madeireira, seja por último, para a Grande Cuiabá - ou outras capitais, especialmente das respectivas regiões de origem, deixando para trás cidades em profunda crise social e econômica.
Como pode ser observado através do Quadro 031 a seguir, verifica-se atualmente uma forte concentração da população garimpeira no extremo norte do Estado (80%), distribuindo-se a parte maissignificativa da parcela restante em alguns poucos pólos de mineração do sul e centro do território mato-grossense, onde a atividade foi retomada em moldes técnicos mais capitalizados nas décadas de 70 e 80.
Estes dados são indicativos de que no momento se vivência uma situação de transição, na qual ainda permanecem em cena, de forma simultânea, diferentes formas de exploração dos minerais preciosos,...
tracking img