Zzzzzz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A Síndrome do Pânico é um transtorno psicológico caracterizado pela ocorrência de inesperadas crises de pânico e por uma expectativa ansiosa de ter novas crises.
Nos últimos tempos,um grande número de pessoas vem sendo afetadas por esse terrível mal. Trata-se de uma situação limite, sempre relatada de forma extremamente dramática pelas pessoas que vivenciaram ou que aindavivenciam tal situação. Essas pessoas se percebem inteiramente tomadas por sensações assustadoras descritas de maneira muito semelhante: aflição no peito, taquicardia, sudorese, contrações musculares,medo de perder o controle, sensação de morte iminente. São manifestações físicas e psíquicas que reunidas formam o quadro sintomatológico da Síndrome do Pânico conforme reconhecido pela OrganizaçãoMundial de Saúde (OMS). A Síndrome do Pânico se distingue dos demais tipos de ansiedade pelo que é considerada a sua principal característica: crises de pânico súbitas sem fatores desencadeantesaparentes.
Em geral, segundo relato das pessoas acometidas pela Síndrome do Pânico, instala-se o que vem sendo chamado de "medo do medo", isto é, o medo de que a crise retorne. Devido a um processo deassociação, a partir da primeira crise, qualquer estímulo interno (uma dor, tonteira, alterações nos batimentos cardíacos) ou externo (um lugar, um cheiro, túnel, ônibus, metrô) pode remeter à situaçãodas crises anteriores e funcionarem como o elemento-índice, desencadeador de uma nova crise
Geralmente as crises de pânico se iniciam com o disparo de  uma reação inicial de ansiedade,que logo ativa um medo em relação às reações que começam a ocorrer no corpo. Durante a crise surge na mente da pessoa uma série de interpretações  negativas sobre o que está ocorrendo, sendo muito comuns quatro tiposde pensamentos catastróficos: de que a pessoa está perdendo o controle, que vai desmaiar, que está enlouquecendo ou que vai morrer.
 
No intervalo entre as crises a pessoa costuma viver na...
tracking img