Zotecnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema:
Zootecnia em debate.
Problema:
Porque há tanto desconhecimento da sociedade quanto ao curso de Zootecnia?
Hipóteses:
- Por ser um curso criado recentemente em relação aos outros;
- Pela existência de outros profissionais na área de Ciências Agrárias, tal como medico veterinário e agrônomo, que podem atuar na área Zootécnica.
Objetivo geral:
- Identificar o motivo do desconhecimentodo curso pela sociedade.
Objetivo específico:
- Abordar a importância do Zootecnista para a sociedade;
- Informar as áreas de atuação do profissional Zootécnico;
- Compreender as diferenças entre os profissionais que podem atuar na mesma área do Zootecnista;
- Aplicar questionário direcionado a jovens e adultos na faixa etária de 15 a 45 anos, com o intuito de saber o grau de conhecimentocom relação à Zootecnia.
Metodologia:
A entrevista realizada será de maneira padronizada, pois se pretende obter dos entrevistados respostas às mesmas perguntas, permitindo “que todas elas sejam comparadas com o mesmo conjunto de perguntas, e que as diferenças devem refletir diferenças entre os respondentes e não diferenças nas perguntas” (Lodi, 1974).
Queremos informar às pessoas que serãoentrevistas sobre a importância e as áreas de atuação do Zootecnista, através do questionário padronizado e da entrega de folder informativo.
Durante a realização do trabalho serão abordadas as principais diferenças entre os profissionais que podem atuar na mesma área do Zootecnista, isto será feito de forma dinâmica e objetiva. Levando a uma interação entre os pesquisadores e os mesmos da situaçãoinvestigada.
O tempo previsto para a realização do projeto é de dois meses, devido à preparação do mesmo e da aplicação do questionário, que será aplicado em diferentes cidades. Cada pesquisador realizará o questionário em sua cidade ou em cidades vizinhas, para que o projeto tenha uma maior amplitude, eficácia e mais confiabilidade de informação.
Entrevistaremos alguns futuros formandos doensino médio e pessoas das seguintes cidades: Terra Nova; Teodoro Sampaio; Laje; São Félix; Governador Mangabeira e Cruz das Almas de diferentes classes sociais. O projeto de pesquisa será realizado com pessoas entre a faixa etária de 15 a 45 anos, onde serão aplicados questionários com o intuito de alcançar os objetivos expostos.
Com o término dos questionários será apresentados para todos osparticipantes e para os demais um pequeno vídeo abordando a importância do Zootecnista para a sociedade, as principais áreas de atuação do mesmo e as diferenças entre os profissionais que podem atuar na mesma área do Zootecnista;
Justificativa:
O projeto se justifica pela escassez de informações a respeito do profissional Zootecnista que é de grande importância para a sociedade, no qual estes lutampelo melhor reconhecimento de sua profissão e as principais diferenças para com os outros profissionais da área das Ciências Agrárias.
A área de abrangência da Zootecnia é ampla e cada vez mais desafiadora devido a crescente exigência dos mercados consumidores de produtos de origem animal. Atualmente, o Zootecnista deve estar preparado para visualizar e entender sistemas de produção de proteínaanimal de qualidade para a alimentação humana, contribuindo para melhoria dos produtos gerados, sem perder de vista o respeito ao bem-estar dos animais e ao meio ambiente, o que deve ser feito utilizando-se alternativas que não comprometam a viabilidade econômica e social. Além de ciente dessa complexidade, o Zootecnista precisa estar sempre atento sobre as novas ferramentas que podem ser utilizadaspara acompanhamento, gerenciamento e avaliação dos sistemas de produção animal. (Salman, 2009).
A crescente exigência dos mercados para com os Zootecnistas vem levando a uma maior abrangência do profissional tanto para produção com para a nutrição. O campo de atuação dos mesmos vem se expandido, graças aos vastos campos de nossa área.
O campo de atuação do Zootecnista está em expansão e não...
tracking img