Zoologico cuiaba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁREAS VERDES – ZOOLÓGICO UFMT


18/06/2012
UNIC – Universidade de Cuiabá-

Disciplina: Ecologia Urbana- Profa. Édina Gomes; João Pedro
Áreas verdes são espaços tipicamente abertos, não ocupados completamente por construções prediais ou outras estruturas artificiais, incluem Parques, bosques, cemitérios, aeroportos, corredores de linha de transmissão, de água, esgoto e energiaelétrica, faixas de domínio público legal para vias públicas de transporte, como estradas e ferrovias, margens de córregos (fundos de vale), rios e outras áreas alagadas, depósitos abandonados de lixo e áreas de tratamento de esgoto”, segundo PERRY, 1981, citado por PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ, 1990.





Sumário
1.0. INTRODUÇÃO: 2
1.1. Mapa de localização e Área de abrangência: 3
1.2.Mapa de localização: 3
2.0 Características Principais. 5
2.1. Categoria da Área: 5
2.2 Jardim Zoológico da UFMT : Que tipo de apoio ou informação é dado ao visitante. 5
2.3 Quais as funções que essa área desempenha? Qual a utilidade desta área para o público? (benefícios diretos e indiretos). 6
Função Educativa: 6
Função Entretenimento e lazer: 6
2.4 Quais as atividades que ocorrem nolocal: são organizadas por algum órgão, como? Quais os equipamentos presentes. 7
3.0. Diagnóstico: Descrever qual a situação da área em termos de manutenção? 8
3.1. Fotos Diagnósticas: 9
4.0. Resultados: 16
5.0. Bibliografia: 16






ÁREAS VERDES: ZOOLÓGICO UFMT
1.0. INTRODUÇÃO:

Inserido dentro da Universidade Federal de Mato Grosso.
A área em questão trata-se de um parquezoobotânico. É uma área bastante utilizada para o lazer da população local, com área verde, pista de caminhada e integração com as outras estruturas da Universidade, como o próprio zoológico.
Referência no estado, do ponto de vista turístico, ambiental e de pesquisa, o Zoológico da UFMT é o único do país implantado dentro de uma universidade. Com uma área de 12 hectares, o Zoológico abriga 469 animais, queincluem répteis, aves e mamíferos dos três ecossistemas regionais: Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Devido a grande área de abrangência vamos restringir exclusivamente a área de zoológico propriamente dito.
A grande maioria das espécies presentes no Zoológico está ameaçada de extinção. Abrigados em ambientes que reproduzem seu habitat natural, muitos destes animais têm-se reproduzido em cativeiro,entres eles o macaco-aranha, lobo guará, cachorro vinagre, onça parda, mão-pelada.
Com esta reprodução, o Zoológico presta uma contribuição fundamental a preservação destas espécies animais, bem como ao desenvolvimento do Banco Genético de animais em cativeiros do Brasil.
Por semana, visitam o Zoológico aproximadamente 10 mil pessoas, dentre elas, pesquisadores de Universidades da região,estudantes, turistas nacionais e estrangeiros e ainda a comunidade em geral.
A UFMT mantém o custeio do Zoológico, mesmo sem possuir recursos previstos no orçamento do MEC para tal fim.
Ao visitar o Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, observamos que as informações para ele fornecidas são muito vagas e desfragmentadas. Portanto, buscamos uma análise local, através de fotos eentrevista com coleta de dados atuais com o Gerente administrativo do Zoológico há 27 anos, Sr. Luiz Carlos de Sá Neves.
Após entrevista com o mesmo, observamos que o local está nitidamente precisando de ajuda e novos recursos.
O visitante local ou turista de um modo geral encontra em sites da internet as informações pertinentes ao Zoológico da UFMT, mas não são precisas.
Sendo assim, este trabalhovisa apenas o enriquecimento, com informações atualizadas sobre o Zoológico da UFMT.

1.1. Mapa de localização e Área de abrangência:

Atualmente o Zoológico é a única referência no estado, para a guarda de animais que são apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, como a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Polícia Florestal, e Juizado...
tracking img