Zonas de vertente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária de Monserrate

Zonas de Vertente

Disciplina: Biologia e Geologia Professora: Fátima Ferreira Alunas: Ana Rita Lago Carolina Sousa Diana Corte-Real Filipa Costa Turma: 11ºG Ano Letivo 2012/2013

As zonas de vertente são uma forma básica de relevo, são locais de desnível da topografia terrestre e de instabilidade geomorfológica, que implicam que os materiais situados naszonas superiores tendam a ser mobilizados para as zonas inferiores, com consequências por vezes graves, em termos de perda de vidas ou de danos no edificado. O movimento nas zonas de vertente pode ocorrer sob a forma de movimentos de materiais soltos ou sob a forma de movimentos em massa. Existem factores de risco associados às zonas de vertentes que são os movimentos em massa, a queda de blocos ea erosão hídrica. Os movimentos em massa consistem em deslocamentos, em regra bruscos e repentinos, de grandes materiais sólidos ao longo de uma vertente.

Causas dos movimentos em massa
Uma análise cuidada de situações de movimentos em massa, ocorridos em Portugal, leva-nos rapidamente a concluir da existência de dois tipos de causas, capazes de condicionar a ocorrência destes fenómenos. Se,por um lado, estamos perante causas naturais, por outro lado, diferentes acções do Homem poderão estar na origem dos movimentos em massa. Assim temos:
o o

Factores condicionantes; Factores desencadeantes.

Os primeiros correspondem às condições mais ou menos permanentes que podem favorecer ou não os movimentos em massa. Os segundos correspondem a factores que resultam de alguma alteração quefoi introduzida numa determinada vertente e que pode despoletar um movimento em massa.

Acção da gravidade sobre um bloco rochoso

Factores condicionantes Os movimentos de terreno são, antes de qualquer outro factor, fortemente condicionados pela força da gravidade. Sendo assim, o contexto geológico e as características geomorfológicas de um determinado local, condicionam a ocorrência dequalquer movimento de massa. Dentro do contexto geológico, o tipo e as características das rochas, a sua disposição no terreno, isto é, a orientação e inclinação das camadas, o seu grau de alteração e de fraturação são aspectos que poderão contribuir para acelerar ou retardar a ocorrência de movimentos em massa. Da geomorfologia do terreno, facilmente se compreenderá que, dependendo do seu declive,conjugado com a gravidade, com maior ou menor dificuldade poderão ocorrer movimentos em massa. Factores desencadeantes Os principais factores desencadeantes são a precipitação, a acção do Homem, a ocorrência de sismos e tempestades nas zonas costeiras. Uma elevada precipitação durante um curto período de tempo, ou uma precipitação moderada durante um prolongado período, são factores que alterarão oequilíbrio em que se encontram as formações rochosas, podendo vir a desencadear um movimento de massa. A acção do Homem pode revestir-se de diferentes aspectos para desencadear estes fenómenos. Um dos mais comuns é a destruição do coberto vegetal. As plantas constituem um elemento de fixação do solo. Quando o coberto vegetal é destruído, a erosão processa-se de forma mais rápida e com efeitos maisdevastadores. Uma outra acção do Homem, capaz de desencadear movimentos de massa, resulta da remoção dos terrenos para abertura de novas estradas ou construções. Quando estas actividades não são efectuadas com o devido controlo, o seu efeito pode ser devastador. Os sismos e as vibrações que provocam poderão fazer com que formações rochosas, que se encontram em posições instáveis, venham a sofreruma derrocada. As tempestades no mar afectam essencialmente as zonas costeiras mais escarpadas, uma vez que um continuado movimento das ondas vai desgastando as paredes rochosas das escarpas e pode provocar queda de blocos, quase sempre, de grandes dimensões. Os movimentos em massa podem ser provocados por causas naturais ou antropológicas.

São factores naturais envolvidos nos movimentos em...
tracking img