Ocupaçaoantropica

1539 palavras 7 páginas
Escola Secundária de Anadia

Biologia/Geologia 11º

Docente: Margarida Marques

Data de Entrega: 8 de Março, 2013

Trabalho realizado pelos alunos da turma 11ºB:

Daniel Santos Nº7

Mário Redondo Nº16

Rafael Fernandes Nº17

Índice

1 – Capa do trabalho

2 – Índice

3 – Introdução

4 - Notícia em análise/Ocupação antrópica/Zonas de Vertente/ Movimentos em massa/Meteorização

5 – Erosão/ Tipos de zonas de vertente /Causas dos movimentos em massa/Consequências do movimento em massa

6 – Medidas de prevenção

7 – Conclusão

8 - Bibliografia

Introdução

Este trabalho surge no âmbito da disciplina de Geologia e visa a exploração de um dos subtemas, integrado no tema 4 – Ocupação antrópica e problemas de ordenamento.
Neste trabalho pretendemos divulgar os riscos inerentes a ocupação antrópica de zonas de vertente, e para tal iremos analisar uma notícia relacionada com o tema anteriormente referido, evidenciando os factores/causas que nesta influem, as consequências que podem advir desta e as soluções possíveis para este e outras situações semelhantes.

“Deviam deitar tudo abaixo já”
Os cerca de 12 mil moradores dos cinco bairros que constituem a Vertente Sul de Odivelas vivem em sobressalto cada vez que chove. O Plano Municipal da Protecção Civil considera a zona de elevado risco devido aos possíveis deslizamentos de terra.
"A inclinação é tão acentuada que a água da chuva parece um rio de lama a descer pela encosta abaixo", diz ao CM Maria Leitão, moradora no bairro Serra da Luz há cerca de 25 anos, para quem "é um verdadeiro milagre as casas ainda estarem de pé depois das últimas chuvadas".
A solução passa por demolir as cerca de 160 habitações na zona mais perigosa. A presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, refere, porém, que é um objectivo difícil de conseguir a curto prazo, face aos custos envolvidos na operação de

Relacionados