Zona franca de manaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE A

QUESTÃO Nº 1
O modelo industrial da ZFM traz vantagem competitiva para a empresa, inclusive pela questão de mão-de-obra mais barata, e torna-se benéfico na geração de empregos e renda para a população local, gerando consumo, porém não traz divisas para o governo investir na infra-estrutura. A logística é um ponto favorável para as empresas ali instaladas, pela facilidadeque obtém para as exportações, mas a infra-estrutura aeroportuária, portuária, ferroviária e rodoviária da região não corresponde com sua importância e potencial industrial, tornando os custos para transportar matéria-prima e produtos acabados bastante altos. Mesmo assim, os incentivos fiscais ainda fazem ser viável as indústrias permanecerem na Zona Franca de Manaus.

QUESTÃO Nº 2A reportagem da Revista Veja posiciona-se contra a Zona Franca de Manaus, quando considera a forma como foi criada e conduzida pelas últimas décadas e ainda será até 2023, com a renovação dos incentivos fiscais para as indústrias da ZFM, entretanto posiciona-se a favor da ZFM quando a questão social apresenta-se favorável, com a geração de empregos e renda para a região. Entretanto, a nívelnacional, os números da economia são pequenos para justificar os incentivos fiscais para indústrias da ZFM, além de tornar desigual a competitividade com indústrias de outros Estados do país. Considera a reportagem que a distância de Manaus dos grandes centros consumidores e a falta de infra-estrutura são desfavoráveis à manutenção da ZFM, porém ela não pode acabar, justamente pelas consequências quetraria para a economia da região, onde altos investimentos foram feitos.

Introdução

A economia de um país deve ser utilizada para produzir tanto informações de caráter financeiro e econômico, quanto social. Essas informações remetem a confiar no potencial que tem a Economia para atender às necessidades tanto do ponto de vista da entidade quanto da sociedade.
A Economiaordena os agentes econômicos e estuda o seu comportamento. Relaciona-se com as finanças empresariais sob duas formas: a microeconomia procura entender o comportamento da empresa, as relações de preço com oferta e demanda de bens e serviços, o comportamento do consumidor e do investidor. Esses fatores influenciam os preços praticados no mercado, a disponibilidade de recursos e as oportunidades deinvestimentos, preocupações das finanças. A macroeconomia é a parte da economia que estuda o sistema econômico: seus agentes, inter-relações, fluxos de bens e serviços, fluxo de recursos e taxas de juros. A empresa está inserida nesse ambiente e interage com ele na busca por recursos para financiamento, na identificação de oportunidades de investimento, na submissão às leis e às normas e noacompanhamento do ritmo da atividade econômica.
No contexto atual, a Zona Franca de Manaus proporciona incentivos fiscais para a instalação de indústrias na região, com benefícios que fazem as empresas terem maior produtividade e menor custo nos produtos que comercializam.

Perspectivas para a Zona Franca de Manaus
Em termos de oportunidades, a ZFM, através dos incentivos fiscais,facilita a estratégia competitiva para as empresas ali instaladas. E o que significa para uma empresa ser competitiva? Ser competitivo é ter condições de concorrer com um ou mais fabricantes de um produto/serviço em um determinado mercado.
À medida que crescem as vantagens competitivas de uma empresa, aumenta sua parcela no mercado. Assim, em uma situação normal de mercado oligopolista,uma empresa só sobrevive enquanto mantém alguma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Quanto mais vantagens dispõe, tanto melhor. As empresas que atuam na ZFM, para serem competitivas, devem estabelecer uma estratégia de ação para atuar em mercados locais, regionais ou globais. Quanto maior o raio de sua atuação tanto maior deverá ser sua capacidade competitiva, ou melhor, suas vantagens...
tracking img