zinco

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
HISTÓRIA

Seu nome tem origem na palavra alemã "Zink", e sua mais antiga utilização é encontrada na obra do alquimista Paracelso, no século XV. O elemento era produzido na Índia no século XIII, em forma metálica, extraído da calamina e materiais orgânicos. Na Europa, sua "descoberta" ocorre em 1746 por obra do químico alemão Andreas Sigismund Marggraf, que o isolou através da fusão da calaminacom carvão vegetal.
Muito antes do descobrimento do zinco como metal, já se usavam minerais de zinco para a fabricação de latão e de sais de zinco com fins medicais. A constatação da primeira mistura de zinco e cobre está numa joia encontrada em Rodes e que data de 500 a.C. Mesmo que o zinco dedique-se, por exemplo, à fabricação de latão, transcorreram muitos séculos até que pôde identificar-secomo metal. O conceito, “zinco” estabeleceu-se pela primeira vez no século XVIII, com o redescobrimento do metal. Dado que o zinco só aparece na natureza em forma combinada, a primeira obtenção foi como um sal de zinco-carbonato de zinco. O zinco era apropriado, especialmente, para ligas com outros metais, por isso utilizou-se pela primeira vez como componente na fabricação de moedas. O zincoimportava-se até o final do século XVIII fundamentalmente da Índia e era considerado um metal muito caro.
















OBTENÇÃO

O zinco é o 23º elemento mais abundante na crosta terrestre. As jazidas mais ricas contém cerca de 10% de ferro e entre 40% e 50% de zinco. Os minerais dos quais se extrai o zinco são a esfalerita (sulfetos), smithsonita (carbonato), hemimorfita(silicato) e franklinita (óxido).
A produção do zinco começa com a extração do mineral que pode ser realizada tanto a céu aberto como em jazidas subterrâneas. Os minerais extraídos são triturados e, posteriormente, submetidos a um processo denominado flotação para a obtenção do mineral concentrado.
Os minerais com altos teores de ferro são tratados por via seca. O concentrado é queimado (calcinação)para transformar o sulfeto em óxido, que recebe a denominação decalcina. O óxido obtido é reduzido com carbono produzindo o metal (o agente redutor na prática é o monóxido de carbono formado).
As reações por etapas são: Por via úmida o minério é calcinado (queimado) para a obtenção do óxido, posteriormente lixiviado com ácido sulfúrico diluído. A lixívia obtida é purificada para a separação dosdiferentes componentes, principalmente o sulfato de zinco. O sulfato é submetido a um processo de eletrólise com ânodo de chumbo e cátodo de alumínio, sobre o qual se deposita o zinco, formando placas de alguns milímetros. O zinco obtido é fundido e lingotado para sua comercialização.
Como subprodutos, diferentes metais são obtidos, como mercúrio, cádmio, ouro, prata, cobre e chumbo, em função dacomposição dos minerais. O dióxido de enxofre obtido na calcinação é usado para produzir o ácido sulfúrico utilizado na lixiviação. O excedente é comercializado.










CARACTERÍSTICAS

O zinco é um metal, às vezes classificado como metal de transição ainda que estritamente não seja, apresenta semelhanças com o magnésio e o berílio além dos metais do seu grupo. Este elemento é poucoabundante na crosta terrestre, porém pode ser obtido com facilidade.
É um metal de coloração branca azulada que arde no ar com chama verde azulada. O ar seco não o ataca, porém, na presença de umidade, forma uma capa superficial de óxido ou carbonato básico que isola o metal e o protege da corrosão.
Praticamente o único estado de oxidação que apresenta é 2+. Reagecom ácidos não oxidantes passando para o estado de oxidação 2+ e liberando hidrogênio, e pode dissolver-se em bases e ácido acético.
O metal apresenta uma grande resistência à deformação plástica a frio que diminui com o aquecimento, obrigando a laminá-lo acima dos 100 °C.
O zinco é empregado na fabricação de ligas metálicas como o latão e o bronze, além de ser utilizado na produção de telhas e calhas residenciais. O zinco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zinco
  • Zinco
  • Zinco
  • zinco
  • Zinco
  • zinco
  • Zinco
  • Zinco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!