Zinco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP

ESCOLA DE MINAS – EM















ZINCO



















Mariana de Souza Sanchez
Thais Gonçalves Carvalho







UFOP 2012


SUMÁRIO

OBJETIVOS 4
INTRODUÇÃO 5
REFERÊNCIAS 14OBJETIVOS



Este trabalho visa trazer maior compreensão sobre o metal zinco, a sua importância e aplicações do metal na Engenharia de Controle e Automação. E conhecer as propriedades deste metal é fundamental para sua correta aplicação aumentando assim a segurança, a viabilidade econômica e eficiência de seu uso.
























INTRODUÇÃO



O zinco é ummetal de transição que possui algumas características semelhantes a dos metais alcalinos terrosos como magnésio. Ele é encontrado no meio ambiente principalmente na forma de sulfetos (ZnS) e que tem como principal característica seu alto grau de resistência a corrosão nos mais diversos ambientes.
Os principais minerais de zinco são a blenda ou esfalerita (ZnS), willemita (Zn2SiO4), smithsonita(ZnCO3), calamina ou hemimorfita (2ZnO.SiO2.H2O), wurtzita (Zn,Fe)S, franklinita (Z,n,Mn)Fe2O4, hidrozincita [2ZnO3.3Zn(OH)2] e zincita (ZnO), com destaque no caso do Brasil para os minérios calamina, willemita e esfalerita.[3]
Figura 01 – Minérios de Zinco

O sulfeto de zinco, ZnS, esta freqüentemente em associação com o minério de chumbo e para obtenção do zinco o minério é concentrado porflotação em espuma e o metal é obtido por recozimento e fusão com coque. Reações envolvidas na obtenção do zinco: [13]


2 Zn(s) + 3 O2 (g) ⋄ 2 ZnO(s) + 2 SO2(g)

ZnO(s) + C(s) ⋄ Zn(l) + CO(g)

Figura 02 – Reações para obtenção do Zn


O Brasil tem reservas de minério de zinco que produzem uma média de 102 toneladas e estão localizadas no estado de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Pará eBahia .
O zinco possui a forma cristalina hexagonal compacta, número atômico de 30, peso atômico de 65,38, densidade (a 25°C) de 7,14, dureza de 2,5, ponto de fusão de 419°C (à pressão de 760 mm de Hg) e ponto de ebulição de 920°C. Pode ser encontrado em todo o meio ambiente (ar, água e solo).
Entre as principais ligas de zinco está o latão (liga de cobre e zinco), zamac (nome que vem deZinco-Magnésio-Alumínio-Cobre), zinco-níquel e zinco-estanho. A aplicação do zinco na construção civil pode ser observada desde a cobertura de edificações, como em telhas ou calhas, a peças de acabamentos como maçanetas e objetos de decoração. O zinco também possui um papel importante em revestimentos de algumas estruturas metálicas para a proteção a corrosão.
Além do mais, o zinco é essencial ainúmeras funções do organismo humano, como funcionamento de inúmeras enzimas funcionais para o sistema imunológico.
O zinco é classificado em duas grandes famílias: o zinco primário e zinco secundário (obtido através de sucatas e resíduos). O zinco primário é o que possui a maior percentagem de produção atual, e seu principal processo de produção é o eletrolítico. [3]DESENVOLVIMENTO



ZINCO - UM BREVE HISTÓRICO

Há registro de peças de zinco que datam de há 2500 anos, contudo estes objetos continham muitas impurezas sendo apenas entre 80 - 90% dessas peças efetivamente de zinco e uma liga metálica que continha zinco foi encontrada nas ruínas pré-históricas da Transilvânia.[2][4] Afirma-se que a primeira extração e fundição do metalimpuro ocorreram em 1000 d.C. na China e no século XVIII foi construída uma fundição de zinco na Inglaterra onde em 1758 foi patenteado o processo de obtenção do zinco a partir do sulfeto de zinco, que atualmente ainda é a base para a extração desse metal. [2]



ASPECTOS QUÍMICOS E FÍSICOS DO ZINCO

O zinco é um elemento químico que pertence ao grupo 2B da tabela periódica, ou seja, é...
tracking img