Zinco e o cancer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Zinco

Caracterização do Mineral Zinco

O zinco é um mineral presente em mais de 200 enzimas diferentes, que participam do metabolismo de proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidosnucléicos, o zinco pode ter função catalítica ou estrutural,.o que demonstra sua importância para o bom funcionamento do metabolismo. Dentre as funções dependentes deste nutriente, destacam-se asrelacionadas ao metabolismo dos ácidos nucléicos, à divisão celular e ao crescimento.(O papel do zinco na nutrição Humana, PUC Campinas)

Zinco e o Câncer

O zinco é componente estrutural dasuperóxido-dismutase (SOD), presente no citoplasma de todas as células e que catalisa a conversão de dois radicais, íon superóxido e peróxido de hidrogênio, reduzindo a toxicidade das espécies reativas dooxigênio. A SOD extracelular encontra-se em níveis reduzidos em situações de deficiência de zinco. No câncer as neoplasias surgem devido às mutações genéticas espontâneas ou induzidas por agentes patogênicoscomo metais, radiações, radicais livres do oxigênio, inflamações crônicas e xenobióticos (tabaco, álcool, pesticidas, etc) entre outros que promovem desordem no ciclo celular, ocorrendo excesso na taxade proliferação e deficiência nas taxas de morte celular. Visto isso, esse mineral possui função antioxidante sendo de grande importância no câncer onde, devido o estado hipermetabólico, há grandeformação de radicais livres.
Além da atividade antioxidante, o zinco é fundamental para atividades de enzimas envolvidas diretamente com a síntese de DNA e RNA,( DNA e RNA polimerase) e, pareceter efeito modulador e protetor para o crescimento de células cancerosas, células com alterações genéticas crescem de forma anormal, invadindo outros tecidos e perdendo sua função original. Tambéminfluencia a divisão celular, pela atividade da dioxitimidina quinase e adenosina(5 )tetrafosfato(5 )- adenosina.Tem função na transcrição de proteínas que reconhecem seqüências específicas de DNA e...
tracking img