Yves castan e perry anderson - algumas anotações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diante dos fragmentos dos textos de Yves Castan e Perry Anderson, podemos denotar que ambos tem certa concordância em relação ao Regime Absolutista, suas marcas distintivas, porém, Yves Cástan deixatransparecer que: “...nem sempre administrativa e burocrático – que se revela condição necessária para se definir...”, ficando subentendido que haviam outros regimes que se utilizavam dos mesmosexpedientes que o absolutista.
Perry Anderson aponta para controvérsias acerca dos Estados Absolutistas, para ele importantes, porque delimitavam as transformações de um modo de produção feudal para umoutro capitalista, sendo que “Entender a natureza social do absolutismo é vital para compreender a passagem do feudalismo para o capitalismo na Europa e dos sistemas políticos que a diferenciaram.” Afim de facilitar a compreensão, o autor trabalha com a proposta de comparar o Estado absolutista da Europa Ocidental e da Oriental.
Yves Cástan busca Philippe Ariés para identificar as três evoluçõesfundamentais que transformam então as sociedades do Ocidente. Assim ele anota: “três evoluções fundamentais que transformam então as sociedades do Ocidente: o novo papel do Estado, que cada vez maisinterfere em questões que durante muito tempo não eram de sua alçada; as Reformas religiosas, tanto as protestantes como a católica, que exigem dos fiéis uma devoção mais interior, mais íntima; porfim, os progressos do saber ler e do saber escrever, graças aos quais o indivíduo pode se emancipar dos antigos elos que o prendiam à comunidade numa cultura da fala e do gesto”.
Algo quechama-nos a atenção, é a afirmação de Yves Castan, identificando “[...]em primeira instância, aquela reivindicada e exercida pelo Estado. E, pois, a progressiva construção do Estado moderno — nem sempreabsolutista, mas em toda parte administrativo e burocrático — que se revela condição necessária para se poder definir [...], sendo assim uma afirmação comum, identificando portanto as bases da...
tracking img