Yoshi oida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oficina ministrada por Yoshi Oida FIT-BH


Frases de Yoshi


“Posição, pensamento e emoção tem que estar juntos!”
“A gente não suicida mas faz teatro.”
“Somos privilegiados, pois, o que aprendemos no teatro podemos levar para a vida pessoal sabendo lidar melhor.”
“Todos nascemos poeta. Infelizmente ao longo da vida, vai se acumulando “poeira” na gente e temos que lapidá-la, limpá-la.Todos são artistas, mas, alguns viram executivos, empresários, e se a poeira se acumula a gente se fecha.”
“Temos que aprender a técnica para depois esquecer e fazer a coisa ficar natural, “cotidiana”, simples.”


1º Dia

1) Pediu para sentarmos em círculo e deu oportunidade para quem quisesse se apresentar e falar o que buscavam ali. O que vocês buscam aqui? As pessoas perguntaram muitascoisas sobre como “segurar” a personagem por um longo tempo mantendo a energia, ele respondeu que para essas perguntas ele não tem resposta, cada um descobre a maneira verdadeira de atuar.
2) Depois da conversa levantamos. Ele pediu que andássemos no espaço. Falou muito de terra (centro da terra puxando) gravidade. Com o corpo relaxado e a “postos” descemos com os braços levitando (imaginarlinhas puxando na cabeça e nos braços) subindo e descendo. Na hora de subir, subir com a cabeça levantada como se um fio tivesse puxando. Manter o calcanhar no chão. Começou devagar depois foi acelerando.
3) Parados, fizemos outro exercício: Chué. Com os braços para cima como que segurando uma bola. Movimentar os braços fazendo o símbolo infinito (um oito deitado. Esquerda/direita) e falandochué. Andando no espaço e olhando para as pessoas, quando der vontade parar de frente ao outro e trocar algumas palavras. Depois andar fazendo este mesmo movimento (chué) parar de frente ao colega olhar nos olhos, no pulso que Yoshi estava marcando num instrumento (uma espécie de frigideira com uma baqueta).
4) Pediu que sentássemos, puxou uma menina, pediu para imaginar que ela estavasegurando um punhal, castiçal ou espada na mão. Pediu para ela andar em círculo para a direita e depois para esquerda. Quando ela ia para a direita o tônus do seu corpo era mais forte, mais firme, ele tentava balançar o braço dela e quase que não se mexia, estava “duro”. Quando ele ia para a esquerda o braço ficava mais bambo.
5) Com dois símbolos em papel separados A4 a suástica (nazismo) outrosímbolo do sol chinês pediu que uma pessoa que encostasse o dedão da mão ao dedo ao lado e pediu que ela olhasse para o símbolo 1, ele tentou desencostar o dedo dela mas não conseguiu. Quando ela olhava para a figura 2 , ele mexia e soltava fácil o seu dedo. Falou de como as imagens nos remete a alguma reação.
6) Depois andar da direita para a esquerda em linha reta sem muitos movimentos, imaginaro inimigo na frente indo e vindo. Onde o movimento está mais forte? Pra mim? E para o público? Nos mostrou 6 a 8 lados que podemos ser vistos pelo público. Frente, trás, direito, esquerdo, lateral direito frente, lateral esquerdo frente, lateral direito trás, lateral esquerdo trás.
7) Conversamos sobre o caráter do personagem adquire através da experiência? De pesquisa? Exercícios de sons naspalavras?
8) Nos deu um texto em Grego (Eleleu) pediu que cada um lesse e depois falássemos juntos. Falou duas palavras e perguntou a mais forte, depois outras duas em japonês: tkanakai e tikissi (feio, bonito) ficamos repetindo as palavras para perceber qual era a mais sonora. Pediu que trabalhássemos o texto em casa.
9) Exercícios de voz A E I. A para cima como se misturasse ao Auniversal e i para baixo, todos sentados numa posição confortável que durasse mais ou menos 20 minutos. Pede alguém que o carregue quando faz vocal i e a pessoa não aguenta, a energia vai toda para baixo, ele se finca, quando fala A, a pessoa o carrega (centro da terra, ele fica leve).
Fazer balancinhos parados de joelhos flexionados. Pra frente, trás e lados. Sentir o corpo presente.


2º Dia...
tracking img