Yhtry

1018 palavras 5 páginas
Módulo: P LANETA T ERRA T EMA : E CONOMIA DA ÁGUA Nível: A ZUL - 3. º A NO

Plano da Sessão

Duração:
 90 minutos

Materiais:
    Paint Microsoft Publisher Site - http://www.addp.pt/topas/intro.htm Modelo “Casa” (Planeta_Terra\Azul\Modelos\Casa.bmp)  Modelo “Cubo” (Planeta_Terra\Azul\Modelos\Cubo.jpg)  Modelo “Economia” - Imprimir 1 cópia para cada grupo de alunos (Planeta_Terra\Azul\Modelos\Economia.doc)  Resultado “Economia da Água” (Planeta_Terra\Azul\Resultados\Economia_da_Agua.pub)

Atividades:
 Construir um esquema ilustrativo da forma como podemos economizar água em nossas casas

Página 1 de 8

Módulo: P LANETA T ERRA T EMA : E CONOMIA DA ÁGUA Nível: A ZUL - 3. º A NO

Introdução:
Inicie a sessão relembrando os alunos que a vida na Terra depende não apenas da quantidade, mas também da qualidade da água que possuímos. A água é um bem fundamental para todos os seres vivos e para o equilíbrio da natureza. Desta forma, todos nós devemos proteger a água do nosso planeta e, para tal, existem várias medidas que podemos levar a cabo:  Proteger e aumentar as florestas (pois estas produzem oxigénio e filtram a água dos solos);  Construir reservatórios próprios para armazenar grandes quantidades de água e assim protegê-la contra diversos tipos de poluição;   Evitar poluir os rios, as praias, os mares, etc; Controlar o consumo da água.

Informe os alunos que nesta sessão a Gotinha de Água sugere que elaborem um pequeno cartaz informativo, sobre o modo como cada um de nós, nas suas casas, pode preservar a água, controlando o seu consumo e evitando desperdícios.

Desenvolvimento Mínimo:

Como inspiração para o trabalho os alunos devem começar por:  Aceder ao site - http://www.addp.pt/topas/intro.htm, onde encontrarão o Topas, uma simpática toupeira, que lhes dará informação importante sobre este tema;

Página 2 de 8

Módulo: P LANETA T ERRA T EMA : E CONOMIA DA ÁGUA Nível: A ZUL - 3. º A NO



Escolher “Água dia a dia” e

Relacionados