yhnbgfdvc

768 palavras 4 páginas
Meiose - Processo de Divisão Celular

Meiose

Muitos dos acontecimentos da mitose, como a formação do fuso acromático, o desaparecimento da membrana nuclear (carioteca) e o movimento dos cromossomos para o equador da célula, também ocorrem na meiose. A diferença básica entre os dois processos é que, na meiose, acontecem duas divisões celulares seguidas, que resultam na formação de quatro células-filhas para cada célula que inicia o processo. Durante esse período cada cromossomo se duplica apenas uma vez, o que explica a redução do padrão cromossomial de 2n para n e, depois, com a fecundação, a manutenção do número de cromossomos de uma geração para outra.

Primeira divisão da meiose

A primeira divisão da meiose ou meiose I tem quatro etapas:

Prófase I - Ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos, ou seja, cada cromossomo duplicado emparelha-se com seu homólogo. Esse emparelhamento é exclusivo da meiose e garante que cada célula-filha receba um cromossomo de cada par de homólogos. A membrana nuclear e o nucléolo fragmentam-se e os fios de cromatina condensam-se. Pode ocorrer troca de pedaços entre cromossomos homólogos. Essa fase está dividida em subfases.

Metáfase I - Por causa do emparelhamento, os cromossomos homólogos não ficam alinhados no mesmo plano, como na mitose. Eles permanecem de cada lado da região mediana do fuso acromático.

Anáfase I - Os cromossomos homólogos separam-se e vão para os pólos opostos, por causa da contração dos fios do fuso. Ao contrário do que ocorre na mitose, as cromátides não se separam; os cromossomos que migram para os pólos são cromossomos duplos, e não simples.

Telófase I - Os cromossomos chegam aos pólos ainda duplicados, sem se desenrolarem completamente, como na mitose. O citoplasma divide-se e formam-se duas células-filhas. Como não possuem pares de homólogos, essas células são haplóides e a divisão é reducional (Produz células-filhas com a metade dos cromossomos da célula-mãe; ocorre na

Relacionados