.,.,ygyerddfyfddfgfgy

858 palavras 4 páginas
A blástula é o estágio de desenvolvimento embrionário em que, após sucessivas clivagens, centenas de células da mórula reorganizam-se agregadas e formam uma espécie de bola, com mais de 64 células e uma cavidade central chamada blastocélio (região central da blástula). É nesta fase que ocorre a nidação (Chama-se nidação, ou implantação, à fixação do óvulo fecundado já na fase de blastócito, na parede uterina) Os blastômeros saem da porção central e migram para a porção mais externa, deixando o centro vazio (oco)

A gastrulação é o processo de formação de dois dos três folhetos embrionários, a endoderme, a mesoderma e a ectoderma.
Nos cordados o zigoto, célula resultante da fecundação, começa quase que imediatamente a realizar sucessivas divisões mitóticas. Às células individuais formadas dessas divisões dá-se o nome de blastômeros. Após 5 divisões o embrião, de 32 células, forma um maciço de células denominado mórula.
A partir dessa, as células começam a se posicionar de maneira que seja criado um espaço dentro do embrião, começando a formar uma futura cavidade digestiva. Em seguida o embrião sofrerá uma invaginação (embolia), dando início ao processo de gastrulação em si. Ao fim da gastrulação o embrião se denomina gástrula, havendo então a diferenciação dos tecidos (endoderme e ectoderme).

GÁSTRULA:
Em biologia e especificamente em embriologia, gástrula é a terceira fase do desenvolvimento embrionário dos animais triploblásticos.
No início da gastrulação, o embrião (blástula) é uma esfera cheia de líquido, com um polo animal e um polo vegetal. As células do polo vegetal começam então a dividir-se mais rapidamente que as outras e invaginam formando um espaço chamado arquêntero (que significa intestino primitivo). Algumas células separam-se da parede e migram para o blastocélio tornando-se células do mesênquima; estas células dividem-se formando filamentos chamados filipódios que empurram o arquêntero para o polo animal. O arquêntero que,

Relacionados