yfjbnfdtfnji

324 palavras 2 páginas
Planejamento operacional ou Plano Operacional é considerado como formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência. É também uma componente dos planos de marketing, e é um documento bastante útil na gestão de projectos. Planejar, ou fazer planos, consiste basicamente em estabelecer o que fazer, quando fazer, como fazer, quem fazer e em que sequência fazer. É uma atividade que esta presente no dia a dia de qualquer ser humano, embora não de forma estruturada, como se faz necessário quando está em jogo o futuro de uma organização. (BARROS NETO, 2002, p. 87).

Os procedimentos a tomar para a elaboração dum plano operacional são os seguintes:1

Análise dos objetivos - Que objectivos pretendemos atingir com este plano operacional? Planeamento do uso do tempo - Geralmente é elaborado um cronograma para facilmente se visualizar a evolução do plano. Planeamento dos recursos - Que recursos são necessários para realizar este plano? Devem ser incluídas todas as pessoas, informações, custos financeiros, etc. Avaliação dos riscos - O que acontece se as coisas não correrem como planejado?

O planejamento operacional se preocupa em “o que fazer” e com o “como fazer”,. Refere a tarefas e operações realizadas no nível operacional. O planejamento operacional foca a otimização e maximização dos resultados, ao passo que o planejamento tático está voltado para resultados apenas satisfatórios.
O Planejamento operacional é um sistema com seus objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolve planos e procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação para propiciar resultados O planejamento operacional é composto de planos operacionais nas diversas áreas e funções da uma empresa: produção ou operações, finanças, mercadologia, recursos humanos entre outras.

Relacionados