yes n

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa fazer uma abordagem acerca dos Pioneiros da sociologia do direito, neste trabalho de investigação científica pretendo ilustrar quem foram os fundadores da Sociologia do Direito e simultaneamente analisar as suas teorias. Mas à prior, achei conveniente explorar um pouco a palavra, Sociologia do Direito para que possa contextualizar o tema que irei abordar.
Asociedade humana pode ser definida de várias formas; todas elas, no entanto, partem da totalidade como princípio geral. O Direito, assim como a economia, a política, a cultura, é parte que só adquire significado (ou concreticidade) quando devidamente inserido na totalidade. Não significa que a parte não seja também um “sujeito” que produz a vida social. Compreender a especificidade das estruturasjurídicas na produção da vida social é a tarefa da Sociologia Jurídica.
A história da Sociologia é um campo de intensa luta social. A multiplicidade de leituras (possíveis) da sociedade produz sujeitos portadores de diferentes projetos de sociedade. Isto ocorre em todos os campos específicos da Sociologia. Isso, contudo, isto é mais evidente nas chamadas teorias clássicas da Sociologia –Comte/Durkheim, Marx e Engels e Weber. Cada uma expressa uma leitura diferente da sociedade, com repercussão no mundo da política. Pode-se afirmar que os Pioneiros da Sociologia do Direito são os que se destacam na nas teorias clássicas da Sociologia, em outras palavras, os pioneiros da sociologia do direito são os Clássicos da Sociologia, nomeadamente: Comte/Durkheim, Marx e Engels e Weber2. OS PIONEIROS DA SOCIOLOGIA DO DIREITO
2.1. Augusto Comte (1798-1857)
Augusto Comte (1798 – 1857), pensador francês considerado o pai da Sociologia, que se destacou por ser o primeiro representante e principal sistematizador do positivismo, considerado a primeira corrente teórica do pensamento sociológico, a primeira teoria a definir precisamente o objeto da Sociologia, que a partir de entãocomeçou a ser considerada uma ciência independente e distinta das outras ciências. “O positivismo de Comte foi a primeira teoria a valorizar a razão humana”. A razão humana passou a ter um poder absoluto e exclusivo para explicar a realidade que, até então, o homem explicava através dos conhecimentos teológicos, filosófico e até mesmo, vulgar.
Lutava para que, em todos os ramos de estudos, seobedecesse à preocupação máxima da objetividade.
Tinha uma visão sociológica de ciência positiva, no Positivismo sustenta que a ciência deveria estar preocupada somente com entidades observáveis que são conhecidas diretamente pela experiência.
Defendia o ponto de vista de somente serem válidas as análises das sociedades quando feitas com verdadeiro espírito científico, com objetividades e com ausênciade metas preconcebidas, próprios das ciências em geral. Assim, numa abordagem positivista da sociologia acredita na produção de conhecimento sobre a sociedade, baseada em evidências empíricas tiradas a partir da observação, da comparação e da experimentação.
Ao estudo das relações humanas, nomeou Física Social e, posteriormente, Sociologia.
Três são os princípios básicos de sua teoria:
1.Prioridade do todo sobre as partes: para compreender e explicar um fenômeno social particular, devemos analisá-lo no contexto global a que pertence.
2. O progresso dos conhecimentos é característico da sociedade humana: a sucessão de gerações, de seus conhecimentos, permite uma acumulação de experiências e de saber que constitui um patrimônio espiritual objetivo e liga as gerações entre si.
3. O homem é omesmo por toda a parte e em todos os tempos: em virtude de possuir idêntica constituição biológica e sistema cerebral.
A partir destes princípios concluiu ser natural que a sociedade, em toda parte, evolua da mesma maneira e no mesmo sentido, resultando daí dizer que a humanidade em geral caminha para um mesmo tipo de sociedade mais avançada.
De suas ideias surgiu a classificação das sociedades...
tracking img