Yano lindo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIOGENESE DO ESTADO EM AFRICA: REALIDADE ENTRE A TRADIÇÃO E A MODERNIDADE

I. INTRODUÇÃO

A Sociogenese é um termo formado por prefixação entre duas palavras: Sócio que deriva da Sociedade com o significado de interacção ou grupo social para um fim. Enquanto que, Génese é um conceito bíblico que significa origem ou formação. Isto significa que Sociegénese dos Estados Africanos éretratar episodios que se sustentam numa tentativa de comparação e relacionamento entre varios elementos teóricos de estudo para descrição de interacções humanas em Africa que levam formação dos actuais Estados.

Assim o presente trabalho descreve os processos que caracterizaram a formação dos Estados modernos em África em substituição dos primeiros tradicionais. Também retratar asconsequências e desafios actuais como resultado de um conjunto de factores históricos que ditaram a formação Ideológica dos Estado-Naçoes. Porém não abordara detalhadamente os antigos e primeiros Estados, mas apenas citar-se-ão como referência da sua existencia formados sobre o princípio de nações indênticos aos Estados Ocidentais.

Para tal, recoreu-se à uma pesquisa bibliográfica, fontesempíricas das manifestações das relações de poder entre as elites, seus discursos públicos e à um vasto leque de pressupostos teóricos da Politologia.

Assim, o Estado Africano é decorente de processos históricos que o povo tem pela herança dos seus ancestrais ou antepassadas, e um outro que interrompeu o primeiro durante cinco séculos á que por força e supremacia tecnologica, financeira teve de sesubmeter.

II. OS PRIMEIROS ESTADOS AFRICANOS

Antes da penetraçào Europeia, desenvolveram em africa varias civilizações que tiveram grande contributo no desenvolvimento da humanidade. São os casos do Antigo Egipto, Axum no Sudão e Kux- Méroe muito antes do surgimento da Grécia antiga. Estes formaram-se ao longo dos vales dos grandes rios, como o Nilo.

Mais tarde, devido aosmovimentos migratórios como a expansão Bantu, o N’fecane surgiram a sul outros vários Impérios e Reinos. É o exemplo do Mwenemutapa, Gaza, Manyikeni, zulus. A relações de poder materializavam-se na base do aparato ideologico cuja a sua transmissão circulava ao longo da familia real e a população prestava tributos aos seus chefes.

Em relação o conceito de Estado segundo sua função comparada na visãode Diogo Freitas de Amaral¹, já em África os primeiros Reinos e Impérios assumiam e a estrutura e funcionamento de um Estado contemporanêo.

A estrutura dos primeiros Estados alterar-se a partir da interacção comercial com os Árabes. Isto leva à miscegenação e transformação em Estados Esclavagistas e Islamizados. Esta interacção declina séculos depois, com a penetração e expansão Europeialevando a cristianização dos Reinos e Impérios.

Essas estruturas tradicionais são ainda mais sufucadas com a divisão e partilha de Africa na conferência de Berlim (1884-1885), acto que introduz-se a fronteira entre os territórios separando elementos constituentes dum Estado-Nação (etnia, tribo, lingua).

___________
1 Estado é um Aparelho Organico que exerce um certo número de funçõessoberanas ( defesa nacional, política, justiça, moeda, impostos, estradas e comunicações), bem como importantes tarefas económicas e sociais ( desenvolvimento, justiça social), mas um largo campo a actividade privada, não interferindo – ou interferindo ao menos possível – nos aspectos de vida afectiva ( casamento, moral, aperfeiçoamento de cada um, virtude) ou religiosa. In Hist das Ideias Políticas,Volume I, Almedina........... pp 114-115



III. O ESTADO COLONIAL EM ÁFRICA

Valendo-se da concepção de Estado Colonial de Daniel Borumond2, citado por José Magode, este é um empreendimento político relacional de permuta desigual entre colonizadores e colonizados. O Estado Colonial apresenta-se sob varias formas e com uma genese conflitual decorente da dominação estrangeira....
tracking img