Xilogravura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


1.1 APRESENTAÇAO DO TEMA


O trabalho “A representação do Patrimônio Arquitetônico de Canoinhas através da Xilogravura” busca revelar o valor histórico, artístico e estético dentro de um determinado grupo de pessoas e seus costumes, tendo como base a representação das tradições culturais.
Será aplicado em uma turma do 5º ano matutino, com 20 alunos, idade entre 10 e 12 anos,da Escola de Educação Básica Luiz Davet, Major Vieira.
No presente projeto procura-se conhecer, estudar, e aplicar a linguagem da xilogravura, utilizando materiais alternativos para este nível de ensino, relacionando a reprodução da imagem do patrimônio arquitetônico cultural canoinhense com a obra “Vila Operária - 1935” do artista Lívio Abramo, na qual esta representada casarios antigos.Desta forma, esta proposta pedagógica pretende refletir sobre a arte e o patrimônio como objeto de conhecimento artístico e cultural, visando ampliar o repertório do educando, bem como sua compreensão a respeito da obra de Lívio Abramo e a técnica da xilogravura.
A arte faz parte da vida de todas as pessoas, sendo um fator importante na construção do conhecimento, valorização e construção do olhar.Assim despertar olhares a respeito da preservação das heranças culturais, monumentos históricos e patrimônios arquitetônicos de Canoinhas e região.
Toda cidade possui um repertório visual em seus traços arquitetônicos, os quais são considerados como identificação sócio-cultural de seu povo e de sua história, tornando-se um referencial na vida de sua comunidade.
A partir da construção do olhar dacultura local através do desenvolvimento da prática da linguagem da gravura, tem como representação do processo criativo a temática patrimônio arquitetônico, utilizando a técnica da xilogravura, através de materiais alternativos.
O ato educativo em artes visa construir imagens e promover construção do conhecimento e experiências como uma das propostas do ensino da arte no Ensino, envolvendo acomunidade escolar no trabalho e na integração social. Trabalhando o reconhecimento e valorização do patrimônio arquitetônico, através da educação do olhar. Busca-se oportunizar ao educando possibilidades de expressão na linguagem da gravura, propiciando assim, diferentes experiências estéticas na produção artística.
Para fundamentar essa proposta pedagógica, buscou-se embasamento em Buoro (2002)para leitura de imagem, em Choay (2001) para Patrimônio Arquitetônico, Hernández (2000) na avaliação, Maxado (1982) e Costella (1986) na xilogravura, Ostrower (2003) no processo criativo, Pillotto (2001) no ensino da arte, entre outras fontes.
Pode-se perceber com as observações, que dificilmente esta temática é explorada em sala de aula, bem como o pouco conhecimento que os educandos têm sobre oassunto. Diante disso, torna-se importante transformar a percepção baseado na experiência do aluno quanto ao patrimônio arquitetônico. Outro problema é despertar o interesse e conscientizar os educandos, sobre o valor histórico que o patrimônio arquitetônico traz consigo, sem deixar que estas lembranças fiquem restritas com determinadas pessoas.
Fundamentado nas observações e na falta deconhecimento dos educandos sobre o assunto, é possível, através do conhecimento artístico-cultural promover a valorização do patrimônio arquitetônico através da linguagem da gravura?
Com a presente proposta pretende-se mostrar aos educandos o valor histórico visual existente em um patrimônio arquitetônico, compreender, reconhecer, valorizar e conservar os registros históricos como forma de relação noensino aprendizagem. Portanto a preservação do patrimônio arquitetônico e a produção artística permitem acesso à memória coletiva, considerando a importância de uma proposta educacional usando a linguagem da xilogravura por meio de materiais alternativos.


1.2 PROBLEMA


A partir do estágio de observação foi possivel perceber que os educandos têm pouco conhecimento sobre a linguagem da...
tracking img