Xd admin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-PESQUISA ENVOLVENDO ADMINISTRAÇÃO

1.1-POR QUE É NECESSÁRIA A ADMINISTRAÇÃO


Uma empresa é uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, seu principal objetivo, na visão moderna das empresas é conseqüência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. Aadministração tem como objetivo ajudar as empresas a terem um resultado melhor, a atingirem seus objetivos.Portanto, a Administração de Empresas é necessária por ser uma disciplina claramente pragmática, voltada para resultados,em uma eterna busca ao nirvana da eficiência, eficácia e equilíbrio de metas conflitantes. Ou como apontou Peter Drucker: "administrar é aplicar o conhecimento à ação".1.2-O QUE É ADMINISTRAÇÃO? E COMO SE DIFERENCIA ADMINISTRAÇÃO COMO ARTE E CIÊNCIA?


Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), designam o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. Administrar como processo significa planejar, dirigir, organizar, coordenar, e controlar organizações e tarefas, tendo como objetivo maiorprodutividade e lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los. Administrar como sistema ou atividade dinâmica, consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos.


Antes de 1903, nascimento da administração científica, a administração de empresas era tratada de uma forma individual, semmétodos, totalmente baseada na experiência cotidiana, e sendo guiadas por instintos dos “administradores”. Instintos como: “eu acho que uma boa forma de fazer nossos produtos venderem é baixar os preços”, e então eles baixavam, mas sem nenhum estudo mais a fundo de qual seria a melhor solução. Talvez o problema estivesse no atendimento, e não no preço.


A partir de 1903, FrederickWinslow Taylor (1856-1915), definiu que a administração deveria ser uma matéria estudada, assim como direito e medicina, para que a empresa desse certo. Ou seja, Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas. Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como conseqüência modifica-se as relações humanas dentro da empresa, o bomoperário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer.


1.3. OS DIFERENTES NÍVEIS DE ADMINISTRAÇÃO.

O profissional que utiliza a Administração como meio de vida pode trabalhar nos mais variados níveis de uma organização. Cada empresa necessita não de um administrador apenas, mas de uma equipe de administradores em vários níveis e nas várias áreas e funções paraconduzirem as diversas especialidades dentro de um conjunto integrado e harmonioso de esforços em direção aos objetivos da empresa. Assim, as organizações se desdobram em três níveis organizacionais:

1.3.1-Nível institucional
É o nível organizacional mais elevado, composto dos dirigentes ou de altos funcionários. É também denominado nível estratégico, pois é o responsável pela definição dos principaisobjetivos e das estratégias organizacionais, lida com os assuntos relacionados com o longo prazo e com a totalidade da organização. É o nível que se relaciona com o ambiente externo da organização.

1.3.2-Nível gerencial
É o nível intermediário, situado entre o nível institucional e o nível técnico, cuidando do relacionamento e da integração desses dois níveis. Uma vez tomadas as decisões no nívelinstitucional, o nível gerencial é o responsável pela sua transformação em planos e em programas para que o nível técnico os execute. O nível gerencial trata do detalhamento dos problemas, da captação dos recursos necessários para alocá-los dentro das diversas partes da organização e da distribuição e colocação dos produtos e serviços da organização.
1.3.3-Nível técnico
É o nível mais baixo da...
tracking img