Xampus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Tecnologia de Cosméticos

Ministério da Educação – MEC
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ
Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico

Prof° Luiz Henrique / Profª Marcela


Prática I

Xampus


Aluno: Arthur Bernardo Flores Moreira n°:03

Grupo: Arthur Bernardo Flores Moreira nº: 03Felipe Taveiros Gonçalves nº: 07
Pedro Lauro de Jesus da Silva n°: 22
Rafael Santhiago Lopes n°: 24

Data da prática: 25/02/11 Turma: Fm-161


1)Introdução:

Xampus


Os xampus podem ser definidos como cosméticos capilares que tempor finalidade a limpeza do cabelo e do couro cabeludo.grance parte da molças apolares em suaaderir ao cabelo. componete
O poder limpante do xampu geralmente refere-se a sua capacidade para remover gordura, sujeira e matéria estranha do cabelo e do couro cabeludo. A gordura aparece no cabelo na forma de sebo, um material que contém em sua composição, basicamente, 50% de glicerídeos, 20% decera, 10% de esqualeno, um hidrocarboneto de fórmula C30H50 e 5% de ácidos graxos. O sebo exerce algumas funções importantes, como revestir a cutícula (a camada mais externa do cabelo), prevenindo a perda de água do interior do fio capilar, água que mantém o cabelo macio e brilhante. O revestimento também faz o cabelo parecer liso, além de prevenir o desenvolvimento de bactérias.
Tendo como funçãoprimordial a de limpeza, e a conseqüente remoção destas substâncias, os xampus têm como principais componentes seus agentes tensoativos.
Os tensoativos são moléculas constituídas basicamente por uma cadeia hidrofóbica (apolar), a qual possui, em determinada extremidade, uma porção com características hidrofílicas (polares). Desta forma a segunda adere às moléculas de água, quebrando suas atraçõesintermoleculares e permitindo a expansão da área de contato da água com a superfície que deve molhar. Assim, agente tensoativo é qualquer composto que reduz a tensão superficial da água, permitindo que óleos e gorduras possam ser emulsionados.
Os tensoativos podem ser divididos em aniônicos, catiônicos, anfóteros e não iônicos de acordo com a natureza da porção hidrofílica da molécula.Comumente utiliza-se na preparação dos xampus diferentes tensoativos na mesma preparação, levando-se em conta fatores como a irritabilidade, e valores para o equilíbrio hidrófilo-lipófilo (EHL) dos respectivos tensoativos.
A composição básica de um xampu inclui além dos tensoativos, a utilização de agentes espessantes, corantes, aditivos facultativamente utilizados como emolientes, formadores de filme,perolantes , e a utilização da água como veículo.
Com relação a ação dos agentes espessantes, sabe-se que os mesmos possuem a capacidade de aumentar a viscosidade da preparação em função de sua atuação na formação de miscelas do tensoativo, formando miscelas maiores e cilíndricas.
As propriedades de um xampu também não se limitam a ação detergente. Tem-se como propriedades fundamentais, alémda ação detergente, a exigência de que o xampu apresente inocuidade dermatológica, não provoque irritação sobre as mucosas e possua ação amaciante. Propriedades acessórias a exemplo de fatores relativos à estética, manuseio e aplicação, tais como a viscosidade, produção de espuma, odor e solubilidade, apresentam importante influência sobre a aceitação deste produto cosmético no mercado.2)Objetivos:

Realizar a preparação de 250 ml de um xampu, baseando-se para isso no conhecimento acerca dos componentes básicos desta formulação, bem como no conhecimento acerca de seus métodos de preparo.


3)Materiais e Métodos:


Para a execução do procedimento experimental que consistia no preparo de 250 ml de xampu , utilizou-se a seguinte formulação contendo os componentes a...
tracking img