x3poy

322 palavras 2 páginas
Algumas definições importantes do trabalho que iremos efectuar:

Base de Dados

De uma forma genérica podemos designar como base de dados (BD) um qualquer conjunto de dados; por exemplo uma agenda de contactos é uma BD, o objectivo subjacente à sua criação e manutenção é o de obter e utilizar os dados lá guardados, no caso, procurar o nº de telefone , e-mail, morada, etc de uma determinada pessoa.
Actualmente quando nos referimos o termo BD, estamos a considerar bases de dados informáticas, isto é, um conjunto de dados estruturados, inter-relacionados susceptíveis de serem processados, manipulados e organizados, com o objectivo de obter informação.

Base de dados Relacional

O modelo racional é baseado no conceito de matrizes, a estrutura fundamental é a tabela (formalmente: relação), todos os dados são armazenados em tabelas.
Uma tabela é constituída por linhas (formalmente: tupla) e colunas (formalmente: atributo).

Colunas (ou atributos)
As colunas contêm o nome da coluna, o tipo de dado e qualquer outro atributo para a coluna. Comummente são também chamadas de campos.

Registos ou (ou tuplas)
Cada linha formada por uma lista ordenada por colunas é uma registo.

As tabelas relacionam-se entre si através de chaves, que é uma conjunto de um ou mais atributos que identificam univocamente qualquer registo - (Chave candidata)

Existem dois tipos:

Chave Primária (PK - Primary Key) – chave que identifica cada registo garantindo-lhe unicidade.

Chave Estrangeira (FK - Foreign Key) – atributo, ou conjunto de atributos de uma relação que é chave primária numa outra relação.

Linguagem SQL - Structured Query Language

Desenvolvida nos anos 70 pela IBM, é uma linguagem de pesquisa (e de manipulação) para bases de dados relacionais. É a linguagem padrão das bases de relacionais, declarativa e normalizada é de fácil utilização e compreensão.

Exemplos simples:

SELECT * from alunos WHERE id_aluno >= 10000 AND

Relacionados