wunsmp

2030 palavras 9 páginas
1. Detalhamento da Estrutura do Comércio Exterior Brasileiro
A Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), entidade colegiada supra-institucional do Conselho de Guerra do Governo Federal, é composta dos seguintes representantes:
• Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República (Presidente da
CAMEX);
• Ministro das Relações Exteriores;
• Ministro da Fazenda;
• Ministro do Planejamento e Orçamento;
• Ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo;
• Ministro da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária.
Podemos dividir a estrutura em duas áreas de atuação. A primeira é integrada por órgãos que tratam dos interesses brasileiros no exterior, a saber:
Ministério das Relações Exteriores (MRE) - atua no marketing externo, voltado à promoção e à divulgação de oportunidades comerciais no estrangeiro, em parceria com consulados, embaixadas e chancelarias. Conta com o apoio de sua própria área interna, responsável por "Feiras e Eventos" e "Promoção Comercial" e analisa as características do mercado estrangeiro e do intercâmbio brasileiro, incentivando periodicamente a vinda de importadores estrangeiros ao Brasil.
Documentação – Aprendendo a Importar
Pag. 16
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) - Órgão do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo (MICT): representa o Brasil em negociações de acordos ou convênios internacionais, a cargo do Departamento de Negociações Internacionais
(DEINT). Cuida das normas de aplicação dos mecanismos sobre dumping, subsídios e medidas compensatórias e salvaguardas, junto à OMC e responde pelo monitoramento e pela defesa brasileira nos processos compensatórios movidos por países estrangeiros contra exportadores nacionais, no âmbito do seu Departamento de Defesa Comercial.
Secretaria de Assuntos Internacionais (SEAIN) - Entidade vinculada ao
Ministério da Fazenda: participa de negociações de créditos brasileiros no exterior, de comércio e investimento no âmbito da OMC e de outros organismos

Relacionados