World wide web, internet, intranet, pesquisa, navegação e correio eletronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Eça de Queirós
Curso Profissional – Técnico de Secretariado
Técnicas de Secretariado
Módulo 16: O PC como ferramenta de trabalho

Inês Machado
Santa Maria dos Olivais – Lisboa
Abril/2012
Navegação
Correio Eletrónico
Pesquisa
Intranet
WWW-Web
Internet
WWW-Web, Internet, Intranet, Pesquisa, Navegação e Correio Eletrónico

ÍndiceIntrodução 2
WWW-WEB 3
Internet 3
Correio eletrónico 5
Intranet 7
Pesquisa 8
Navegação 9
Conclusão 10
Netgrafia 11

Introdução
Neste trabalho vou abordar a WWW-Web, a Internet, a Intranet, a Pesquisa, a Navegação e o Correio eletrónico.
Uma das ideias principais a tratar neste trabalho é perceber o que é e o como funciona a web, a internet, a intranet, a pesquisa, a navegação e ocorreio eletrónico.


WWW-WEB
A World Wide Web, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW, é um sistema de informações ligadas através de hiperligações em forma de texto, vídeo, som e outras animações digitais que permitem ao usuário acessar uma infinidade de conteúdos através da internet.

Para tal é necessário ligação à internet e um navegador (browser) onde sãovisualizados os conteúdos disponíveis.
História
A Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) foi a responsável pela invenção da World Wide Web, ou simplesmente a Web, como hoje a conhecemos. Acontecia no ano de 1990, e o que, numa primeira fase, permitia apenas aos cientistas trocar dados, acabou por se tornar a complexa e essencial Web.

O responsável pela invenção chama-se TimBerners-Lee, que construiu o seu primeiro computador na Universidade de Oxford, onde formou-se em 1976. Quatro anos depois, tornava-se consultor de engenharia de software no CERN e escrevia o seu primeiro programa para armazenamento de informação – chamava-se Enquire e, embora nunca tenha sido publicada, foi a base para o desenvolvimento da Web.

Em 1989, propôs um projeto de hipertexto que permitia àspessoas trabalhar em conjunto, combinando o seu conhecimento numa rede de documentos. Foi esse projeto que ficou conhecido como a World Wide Web. A Web funcionou primeiro dentro do CERN, e no Verão de 1991 foi disponibilizada mundialmente.

Exemplos: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Opera, etc.
Profissões na Web: Webmaster, Web designer, Webdeveloper, etc.Desenvolvimento Web: página Web, Website, servidor Web, Web Services
Evolução da Web: Web 1.0, Web 2.0, Web 3.0
Web 1.0
A web 1.0 é considerada como estática, sendo que seus conteúdos não podem ser alterados pelos usuários finais.
Web 2.0
A web 2.0 é o que usamos atualmente, destaca-se por ser dinâmica, sendo o contrário da web 1.0 que é estática. Referindo-se a web 2.0, dinâmico indica ainteratividade e participação do usuário final com a estrutura e conteúdo da página
Web 3.0
A web 3.0 é uma evolução da 2.0, pois tem o intuito de mudar as formas de pesquisas para facilitar a vida do usuário da web 2.0, a fim de que possa suprir as necessidades de hoje que são consideradas, extravasação de dados, ou seja, o usuário está postando muitos dados aleatoriamente e isso dificulta a localização.Exemplos diversos: Web Messenger, Web imóveis, Web torpedos, Webcam, etc.

Internet
A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Esta carrega uma variedade ampla de recursos e serviços, incluindo a infraestrutura para suportar osserviços, por esta prestados.
Serviços disponíveis na Internet
Os serviços disponíveis na Internet são diversos e vão desde correio eletrónico, transferência de ficheiros, World Wide web e muitos outros.
História
A internet surgiu na guerra fria em 1960 a 1970. O governo norte-americano queria desenvolver um sistema para que seus computadores militares pudessem trocar informações entre si, de...
tracking img