Wise - lousa digital de baixo custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WISE: LOUSA DIGITAL DE BAIXO CUSTO


Walysson Vital Barbosa
Discente do Curso de Ciência da Computação
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Bolsista BDI-UFAL-AL/Apresentador

Dyego Ítallo Silva Ferreira
Discente do Curso de Ciência da Computação
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Bolsista BDI-UFAL-AL/Autor

Filipe Emanuel Silva Costa
Discente do Curso de Ciência da ComputaçãoUniversidade Federal de Alagoas – UFAL
Bolsista PIBIP-Ação-UFAL-AL/Autor

Marcos José Ferreira Neto
Discente do Curso de Ciência da Computação
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Coladorador/Autor

Mário Hozano Lucas de Souza
Docente do Curso de Ciência da Computação
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Coorientador

Alexandre de Andrade Barbosa
Docente do Curso de Ciência daComputação
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Orientador

{walysson.vital, dyegoitallo, marcosjfneto, hozanno, alexandre146}@gmail.com; filipeemanuel10@hotmail.com

RESUMO

Estudos sobre a interação entre homem e computador têm evoluído significativamente nos últimos anos. A IHC (Interação Homem-Computador) trata do desenvolvimento de aplicações e componentes que auxiliem os usuáriosna utilização de sistemas computacionais de forma a executar suas atividades segura e produtivamente. Como exemplo de aplicação relacionada a IHC, temos a lousa interativa que vem sendo alvo de pesquisas para a redução de seu custo, como pelo trabalho desenvolvido por Johnny Chung Lee, que se propõe a reduzir o custo da lousa digital com o uso de controles do vídeo-game Nintendo Wii e um emissorinfravermelho. Este artigo busca fazer uma análise comparativa entre os projetos de lousas digitais de baixo custo e assim propor soluções para os problemas que os projetos similares não resolvem.


Palavras-chave: Wiimote, Lousa Digital, Câmera Infravermelha

INTRODUÇÃO




Cada vez mais, busca-se uma melhor interatividade entre o homem e a máquina. E cada ambiente possui um modo maisadequado de ocorrer a comunicação homem-computador. No ambiente educacional não é diferente. Um dos modos do professor interagir com o computador é usando uma lousa digital. No entanto, atualmente, as lousas digitais possuem um custo elevado, tornando-se inacessível para a maioria das escolas do país.


Em 2007, o projeto desenvolvido por Johnny Lee [1] trouxe uma forma fácil e barata do professorinteragir com o computador, podendo melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos.


A proposta do projeto [2] é usar uma câmera que captura sinais infravermelhos e um emissor infravermelho para enviar os sinais para a câmera. Sendo assim, são utilizados:


Wiimote (+ 2 pilhas alcalinas);


Caneta de LED infravermelho;


Computador;


Adaptador Bluetooth;


Projetor Multimídia;Software de Controle.


Antes de todo o procedimento para poder utilizar a tela, é preciso conectar o Wiimote ao computador, o que é feito com a utilização do adaptador Bluetooth. Para que o Wiimote interaja com o computador depois de conectado, Lee desenvolveu um software de controle em C#, para a plataforma Windows, pelo qual o usuário ajusta as dimensões da projeção da tela do computador,utilizado um processo de calibração de quatro pontos presente nos sistemas touch-screen.


Depois de efetuada a calibração, os pontos são registrados e será então possível utilizar a tela interativa. A câmera infravermelha presente no Wiimote consegue identificar fontes de emissão de luz infravermelha, sendo possível utilizar a caneta de LED infravermelho para manipular o mouse do sistemacomputacional. A câmera utilizada captura o sinal do eixo X e Y emitido pelo LED infravermelho e depois envia esses dados para o computador que, por sua vez e com a ajuda do software de controle, utiiza os dados da captura da câmera mapeando-os como movimentos do mouse do computador. [2]


A partir do trabalho de Johnny Lee, foram desenvolvidos inúmeros projetos similares por todo o mundo, buscando...
tracking img