Windows xp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS INICIAIS DE INFORMÁTICA

O computador é uma máquina constituída por componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar processar e transmitir informações. Por ser programável, pode realizar uma grande variedade de tarefas. O sistema computacional é distribuído:     Hardware: são os dispositivos físicos, que podemos tocar. Software: são as partes lógicas, osprogramas. Peopleware: são os usuários. Firmware: são programas armazenados em chip.

O computador realiza quatro operações básicas com dados:     Entrada (input); Processamento (processing); Saída (output); Armazenamento (storage).

PROCESSAMENTO DE DADOS Alguns conceitos básicos ajudam-nos a compreender a expressão processamento de dados.

Windows XP

 

Dados: Algum tipo desorganizado deinformação que não significa nada isoladamente. Informação: É o resultado da transformação dos dados em algo útil e organizado para o usuário.

UCP OU CPU – UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO OU PROCESSADOR É o chip principal de interpretação de comandos de um computador; é essa unidade que processa as instruções, que executa os cálculos e que gerencia o fluxo de informações pelo computador.Podemos dizer que a CPU é o cérebro do computador; ela executa as instruções do programa e coordena o fluxo de informações inseridas para os outros equipamentos ou periféricos funcionarem. É nesta unidade fundamental, o processador, em que ocorrem as mudanças requeridas pelos programas nos seus dados fornecidos e é ele quem determina a velocidade e a qualidade das operações realizadas. Suas principaisfunções são:  Ler e escrever informações na memória;  Reconhecer e executar os comandos;  Controlar todas as operações entre o processador, memória e periféricos. PLACA-MÃE A placa-mãe (motherboard) é a placa de circuito impresso onde reside toda a principal parte eletrônica do computador. Os componentes elétricos / eletrônicos ligados à placa mãe são os seguintes: – O microprocessador; – Amemória do computador; – Os slots (encaixes) de expansão e as placas especiais de expansão que são encaixadas neles; – Chips especiais, chamados de chips ROM; 1|

– Outros circuitos de suporte. A placa-mãe é responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, o processador, em fim, praticamente todos os dispositivosprecisam ser ligados à placa-mãe para formar o computador. DISCO RÍGIDO (HARD DISC, HD OU WINCHESTER) Esta unidade de entrada e saída de informação é o que tem maior capacidade de armazenamento. É nesta unidade que estão armazenados os programa e arquivos que serão carregados na memória RAM e executados pelo processador.

MEMÓRIAS Memória RAM (Random Access Memory), ou memória de acesso aleatório(randômico), é um tipo de memória de leitura e escrita utilizada em sistemas eletrônicos digitais. As características desta memória:  Memória de acesso randômico (aleatório ou direto);  Volátil (está sempre em mudança);  Memória de escrita (podemos gravar informações nela) e leitura;  Perde todo seu conteúdo quando o computador é desligado. Já a memória ROM (Read-Only Memory) é uma memória que sópode ser lida e os dados não são perdidos com o desligamento do computador. A diferença entre a memória RAM e a ROM é que a RAM aceita gravação, regravação e perda de dados. Mesmo se for enviada uma informação para ser gravado na memória ROM, o procedimento não é executado (esta característica praticamente elimina a criação de vírus que afetam a ROM).

Windows XP

PORTAS (CONEXÕES)    Porta PS/2: Utilizado até hoje para conectar mouse e teclado. As principais características são: rápida velocidade e ocupam pouco espaço. Porta SERIAL: Utilizada para conectarem periféricos como mouses, joystick ou modem. Porta PARALELA: Utilizada para conectarem periféricos como a impressora. Vem sendo gradativamente substituída pela tecnologia USB. Porta USB (Universal Serial Bus): É o tipo de...
tracking img