Windows server 2000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Windows Server 2000, 2003 e 2008.


Nome: Saulo Gonçalves Pereira
Profª: Célia e Fernanda
Matéria: GSO-II










Windows Server 2000

Windows 2000 Server
Esta é a versão básica do Windows 2000 Server. Permite operar com até 4 processadores e 4 GB de memória. É ideal para redes cliente-servidor de médio e pequeno porte.

Windows 2000 Advanced Server
Esta versão é indicadapara redes de maior porte. Permite operar com até 8 processadores e 8 GB de memória. Permite que múltiplos servidores operem em conjunto, permitindo aumentar o desempenho em função do número de servidores.

Windows 2000 Datacenter Server
Tem os recursos da versão Advanced e pode operar com até 32 processadores e 32 GB de memória.
A família de sistemas para servidores continuará a crescer comnovas versões, porém a maioria dos recursos e comandos disponíveis manterão compatibilidade com o Windows 2000. Portanto os ensinamentos apresentados aqui certamente serão aproveitados para novas versões.
A mais nova versão do Windows para servidores em grandes redes é o Windows .NET Server 2003. Possui novos recursos, como ocorre com todas as versões do Windows, entretanto é totalmentecompatível com o Windows 2000 Server e seus comandos de configuração, administração e utilização.


Componentes de hardware
Não existe diferença na parte física da rede quando é usada a arquitetura cliente-servidor. A mesma infra-estrutura de cabos, hubs, switches e outros equipamentos de rede aplica-se tanto para redes ponto-a-ponto como a redes cliente-servidor. A única diferença fica por conta doservidor, que precisa ser dedicado. Lembramos que em redes ponto-a-ponto podemos usar um servidor dedicado, o que é altamente recomendável, porém não é obrigatório. Em redes domésticas, por exemplo, o servidor pode ser usado como estação de trabalho. Nas redes cliente-servidor, o servidor é dedicado. Deve ter seu tempo livre para executar apenas as tarefas de atendimento dos demais computadores,fornecendo o acesso a arquivos, impressoras, à Internet, além de gerenciar todas as permissões de acesso a esses recursos.
Assim como ocorre nas redes ponto-a-ponto, o acesso à Internet pode ser centralizado através do servidor. Podemos ter o servidor operando simultaneamente como firewall e roteador para acesso à Internet, ou podemos ter um módulo separado, com firewall e roteador (muitas vezesintegrados), deixando o servidor menos congestionado.




  Windows Professional Windows Server Windows Advanced Server Windows Datacenter Server
Público Alvo Estações de trabalho e notebooks em empresas. Servidores de arquivos e impressão; Servidores de Intranet. Servidores de aplicações; e-commerce. Aplicações críticas de grande volume; OLTP; Data warehouses; Provedores de serviços deInternet.
CPUs suportadas por 1 sistema 2 4 8 32
Memória suportada 4 GB 4 GB 8 GB 64 GB
Clustering Não Não Balanceamento de carga em rede para até 32 nós; failover para dois nós. Balanceamento de carga em rede para até 32 nós; failover em cascata para quatro nós.
Requisitos mínimos do sistema CPU compatível com Pentium 133 MHz; 64 MB de RAM; 1GB de espaço em disco. CPU compatívelcom Pentium 133 MHz; 256 MB de RAM; 1 GB de espaço em disco. CPU compatível com Pentium 133 MHz; 256 MB de RAM; 1 GB de espaço em disco. A ser anunciado.



Conceitos importantes
Figura – Exemplo de rede de pequeno porte.
Windows Server 2003

Introdução
Em Junho de 2007 foi divulgada por Braun uma pesquisa realizada pela Fundação etúlio Vargas, que revela que a plataforma Windows édominante no Brasil tendo 65% do mercado, contra 17% da plataforma Linux.
O fato de termos escolhido um aplicativo da família Windows diz respeito a esse domínio dessa plataforma no mercado mundial e brasileiro. Nosso trabalho foi baseado na rede instalada no Hospital Geral de Linhares, que possui o Windows Server 2003 Standard Edition (Service Pack 1) instalado em seus servidores.
Esse...
tracking img