wgvev

911 palavras 4 páginas
Escola estadual guianuba

Nome: Pablo braun
Turma: 1MPD
Professor: Vinicius
Disciplina: literatura

Sapucaia do sul 08/12/2014
Barroco

O barroco, também conhecido como arte da contra reforma, foi um movimento artístico literário cuja principal característica foi o conflito entre valores clássicos (antropocêntricos) e medievais (teocêntricos). Por esse motivo percebemos uma literatura do século XVII de linguagem rebuscada e cheia de antíteses e contradição. Os autores de literatura brasileira. O primeiro pende para características religiosas pela natureza de suas obras. Trata-se de padre Antônio Viera e sua principal obra foi sermões. Já o outro ícone deste período representa o primeiro autor maldito da literatura nacional. Trata-se de Gregório de matos guerra, também conhecido como boca de inferno por sua poesia satírica, estética barroca. A arte barroca marcou a história no campo da música. A partir desse movimento, surgiram os grandes mestres da música erudita, além do nascimento dos gêneros como a ópera, a suíte e os concertos. Também os movimentos do Barroco e do Rococó marcaram grande parte da Europa e revelou um dos maiores artistas da cultura brasileira, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Teocentrismo a filosofia ou doutrina que considera Deus o fundamento de toda a ordem no mundo. Nesta visão, o significado e o valor das ações feitas às pessoas ou ao ambiente são atribuídos a Deus.
Antropocentrismo é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem, sendo que as demais espécies, bem como tudo mais, existem para servi-los. O antropocentrismo coloca o homem no centro do universo, postulando que tudo o que existe foi concebido e desenvolvido para a satisfação humana.

Arcadismo

O arcadismo foi o movimento literário vinculado

Relacionados