webersonjp

682 palavras 3 páginas
Nomes da mitologia greco-romana

lavínio: antiga cidade de Lácio, fundada por Enéias em honra a sua esposa Lavínia.
Enéias: heroi, nascido da união da deusa Vênus com o mortal Anquises. Lutou na guerra contra os gregos, mas teve que fugir na ultina batalha, pois não havia possibilidade de os troianos a guerra ganhar.Durante anos pelejou no mar a procura da terra a qual fundaria roma.
Dido: casada com Siquel, era irma de pigmalião, rei de Tiros. Esse querendo se apropriar da riquesa do cunhado o assasinou. Da irmão ocultou o crime por longo tempo, porém seu esposo lhe fala em sonho o toda a verdade e a aconselha fugir, com o ouro que havia escondido. Assim faz, foge com alguns companheiros e com suas riquesas negocia terras com indigenas. Nessa terras funada Catargo, onde era rainha.
Agenor: rei dos fenicios, filho de Netuno e de Libia .Casou-se com Telefessa com quem teve tres filhos: Europa, Cudmo, Fênix e Cilis.Quando Europa foi raptada por Jupter , Agenor ordenou que seus três filhos fossem procurá-la e não voltassem sem ela. Como não a encontraram nunca mais os tr~es retornaram.
Ascânio: filho de Enéis e Creusa ou segundo outra versão, de Enéias e Lavínia. Após a ruina de Tróia, acompanhou o pai a Italia. Reinou sobre os latinos. Fundou a cidade de Alba Longa de Roma. É chamado também de Iulo.
Tiro: filha de Samoneu e alcidice, apaixonada pelo deus fluvial Enipel, tentou inultiumente conquista-lo. Entretanto Netuno, assumindo a forma de seu amado, seduziu-a. Dessa união, nasceram ; neleu, e pilas. Mais tarde casou-se com Creteu e teve Esson, Feres e Amitaon. De acordo com uma lenda, foi violentada por Sísifo, seu tio, e concebeu gemêos. Conhecedora do oraculo, segundo o qual os meninos assassinariam Salmoneu, Tiro matou-os.
Cartago: Cidade da África, fundada por Dido, viuva de Siquel. Entrou em guerra com Roma(as chamadas guerras púnicas)onde foi derrotada.
Pigmalião: filho de Muto, rei de tiro. Com a morte do pai, assumiu o trono. Avaro e cruel,

Relacionados