Web design

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: Web Design e Formatação de Imagem I
IPROFESSOR: Carlos José Pereira da Silva DATA: 18/12/2010

SISTEMA DE CORES COM ÊNFASE EM CORES OPONENTES/LAB COLOR/HSV/HSL

HSL e HSV - os gêmeos não-idênticos de modelos de cor
A este respeito, ele HSL (Hue, Saturation, Luminance, ou algo incorretamente, luminosidade) e modelos de cor HSV (Hue,Saturation, Value) são muito semelhantes. Estes são os dois espaços tridimensionais utilizando a "roda de cor" como um elemento comum. Esta roda de matiz ou disco tem como limite um círculo que contém todas as cores puras (ou tons) do diagrama de cromaticidade CIE.

Hue é descrito pelo ângulo sobre este círculo, com zero (e 360) graus correspondente ao vermelho puro, como na representação em brutoabaixo.

Saturação é descrito pela distância do centro do círculo, que por definição tem zero de saturação. As cores de saturação máxima estão na fronteira com o círculo do disco matizes.
No HSV (também chamado de HSB, B para o brilho) sistema de cores, as cores de saturação máximas (na borda do disco de cor) não são necessariamente puras (cores espectrais). O HSV é uma representação alternativade um determinado espaço de cor RGB, e as cores saturadas em HSV são de fato as cores que fazem fronteira com o triângulo RGB correspondentes no diagrama de cromaticidade. Por esta razão, o sistema de cores HSV é dito ser dependente do dispositivo, o que significa que ele não é um espaço absoluto colorimétrico, mas em relação à gama do espaço de cor RGB que ele descreve. A terceira coordenada emHSV (ou HSB) é o valor ou o brilho, o preto tem zero de brilho. A partir do disco de um matiz pode imaginar o espaço HSV como uma coleção de círculos com diferentes matizes valor de cor, um em cima do outro e do mesmo tamanho (criando um cilindro) ou de tamanhos decrescentes de valor (um cone).

Imagens reproduzidas sob a licença GNU público
Enquanto um cone é mais intuitivo, como todosconvergem cores de preto para o valor zero, a forma de cilindro é mais correta como uma representação matemática.
Como um método de descrever as cores, o HSV é particularmente útil ao criar o que se chama progressão de cor, ou seja, em um sentido restritas paletas de cores relacionadas com as cores iguais ou semelhantes, saturações ou valores. Neste caso, saber os valores reais para as primáriasvermelho, verde e azul, simplesmente não é necessário e HSV oferece uma representação mais intuitiva da relação entre as cores. Mas a única coisa a ser lembrada é que o HSV é apenas um mapeamento de um espaço de cor RGB particular, é um sistema de coordenadas diferentes descrevendo nem mais nem menos do que o espaço RGB original.
O HSL, HLS também chamado e sua (eu para a intensidade, que é a mesmaleveza) é uma representação semelhante ao HSV, em que ambos são transformações lineares (sistemas de mapeamento alternativo) de um determinado espaço de cores RGB (este fato tornando-os relativa e não absolutas formas de medição da cor). A outra semelhança é que ambos utilizam a roda de cores. E este é o ponto onde as duas representações divergem. Boas representações do HSL são uma esfera ou umcone duplo. No cone HSV, o número de cores diminui com valor. No cone HSL, eles ainda fazem, mas a máxima não é para a máxima leveza, mas para 50%. Embora o HSV tem um grande número de cores com valor máximo, HSL tem apenas um: o branco.

Imagens reproduzidas sob a licença GNU público
É discutível qual das duas representa a descrição da cor mais adequada para os seres humanos, mas HSL parecemais adequada devido ao fato de que ele cria representações verdadeiramente independentes para a saturação e a luminosidade. Em HSV leveza 100% corresponde, entre outras, para as cores muito saturadas tornando natural a pensar, por exemplo, vermelho como uma cor muito clara, que não é o caso do HSL. Por outro lado, HSL descreve um monte de cores muito claras como totalmente saturada, que também...
tracking img