Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUAIS FORAM OS MOTIVOS QUE LEVARAM A ESTE ACONTECIMENTO ?
A partir de 1620, Espanha entrou em crise económica. A solução foi o aumento dos impostos, o que também afetou os Portugueses.
Osterritórios portugueses, no Brasil e em África, eram atacados e ocupados por Holandeses e Franceses.
A Espanha envolveu-se em conflitos na Europa e confrontou-se com revoltas internas, o que levou àintegração de militares portugueses no exército espanhol.


COMO OCORREU ESTA REVOLTA ? QUAIS OS PARTICIPANTES ?
No dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de nobres organizou uma conspiração pararestaurar a independência de Portugal. Este grupo chamado "Os Quarenta Conjurados", atacaram o palácio real de Lisboa e prenderam a duquesa de Mântua. Seguidamente, o duque de Bragança D.João, neto deD.Catarina, foi aclamado pelas ruas como rei, com o título de D.João IV o que veio a ser confirmado em Cortes reunidas posteriormente.


QUAIS FORAM AS DEFESAS PREPARADAS POR PORTUGAL DEPOIS DESTEACONTECIMENTO ?
Reorganizou-se o exército e aumentou-se o número de armas
Repararam-se e construíram-se fortalezas junto à fronteira e na costa
Fizeram-se tratados com países inimigos de EspanhaCONCLUSÃO
Após uma guerra com avanços e recuos, em 1688, a Espanha reconheceu a independência de Portugal. Era o FIM da guerra da Restauração!



MAS AFINAL, O QUE É O 1 DE DEZEMBRO ?
De 1581 a1640, foi o tempo em que os espanhóis governaram Portugal, até que...surge a "A Restauração da Independência". Esta é a designação dada à revolta dos portugueses, iniciada em 1 de Dezembro de 1640,chefiados por um grupo designado de Os Quarenta Conjurados e que se alastrou por todo o país, contra a tentativa da anulação da independência do Reino de Portugal pela governação da Dinastia filipina, eque vem a culminar com a instauração da 4.a Dinastia Portuguesa que parte da casa de Bragança. É comemorada anualmente em Portugal por um feriado no dia 1 de Dezembro. É considerado o dia da...
tracking img