Walmart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTER: Na nossa opinião a Walmart detém poder sobre os Fornecedores já que com a sua cota de mercado acabam por criar bastante negócio para os fornecedores. Apesar deste poder, existem ainda alguns fornecedores que, eles próprios, detém uma cota de mercado bastante elevada (como por exemplo Coca-Cola). Assim os fornecedores acabam por ser uma ameaça média a fraca. As barreiras a novas entradassão relativamente elevadas, já que a Walmart detém um sistema de distribuição de excelência. Para além disso, tem ainda óptimas localizações de lojas, um nome reconhecido e o capital suficiente para afastar concorrentes. No entanto, lojas de conveniência podem entrar no mercado de retalho. É por outro lado complicado para essas lojas de retalho acompanharem os preços praticados pela Walmart. Sãopelo menos três os principais concorrentes da Walmart: Sears, K-Mart e Target, sendo esta ultima a empresa com mais poder no que toca a retalho. Assim, podemos afirmar que a Target é o principal rival da Walmart já que tanto a Sears como a K-Mart andam à deriva, enquanto que a primeira está a definir a conseguir definir o seu nicho. Sendo que estamos a falar do mercado de retalho, não existem muitosprodutos substitutos. Apesar de os clientes poderem ir a lojas especializadas, nunca irão encontrar os preços praticados pela Walmart. Existe ainda a hipótese de compras online por ser tão diferente, no entanto apesar dos preços poderem ser baixos, tipicamente tem de ser pagar portes de envio e esperar pela entrega dos produtos. Os clientes individuais não criam pressão sobre a Walmart , noentanto grupos organizados já se queixaram sobre as técnicas relativas a preços da Walmart. Apesar de o cliente poder fazer compras num outro concorrente, que oferece produtos e preços parecidos, este perde a comodidade.

PESTL:

Os principais pontos a destacar da análise PESTL, são a elevada dívida pública dos EUA, as elevadas taxas de juro e ao aumento do desemprego. Com o público americano maisinformado, aliado aos factos anteriores, fez com que o consumidor americano começasse a procurar produtos mais baratos como os que a Walmart oferecia. Assim as lojas de desconto começaram a aumentar, no entanto era no mercado da linha metropolitana. A Walmart viu uma oportunidade fora deste mercado e com isso cresceu mais que outras empresas de retalho. Sam Walton, o fundador da Walmart,reconheceu que as TI iriam desempenhar um papel importante no que toca a vantagem competitiva para a Walmart. Estes foram os principais factores para a Walmart se tornar a maior empresa de retalho do mundo até aos dias de hoje, já que foram estas as razões para o público ganhar confiança na marca.

Resposta á pergunta 1:

1 – Caracterizar e comentar a estratégia de expansão Walmart nos EUA até aopresente. Sugestões para o futuro. A Walmart é considerada actualmente como o maior retalhista a nível mundial e a sua chave estratégica é dominar o mercado. Um Objectivo estratégico da Walmart é a expansão, os factos e números apresentados mostram claramente predominância no mercado. A Walmart é actualmente o maior retalhista dos EUA e empregam cerca de 1 milhão de pessoas. Possui mais de 3.000 lojase pontos de vendas e 77 centros de distribuição. A Walmart tem demonstrado um desejo de se expandir para além do mercado de varejo. Das cercas de 3.000 lojas dos EUA, 475 são armazéns “Sam’s Club” – especializado em vendas em massa desde artigos a artigos electrónicos. A Walmart tem ainda a vantagem de ter mais lojas e muitas lojas ditas comuns para fazerem backup dos seus investimentos. Muitasvezes a Walmart associa um “Sam’s Club” junto a uma loja comum da Walmart para dar a opção aos consumidores de escolherem. Já que a “Sam’s Club” também tem comida fresca que é por ela produzida, é também um competidor para os Supermercados. Apesar do custo de adesão como membro ao “Sam’s Club” e da distância entre as lojas, cada vez mais a Walmart tenta expandir-se para sítios onde existam...
tracking img