Waboba

2163 palavras 9 páginas
Índice

Introdução

Este trabalho foi solicitado pelas docentes Paula Santana e Teresa Figueiras, no âmbito da disciplina de Natação II, que está inserida no plano curricular do 3º ano do Curso de Educação Física e Desporto.
O tema do trabalho é o Waboba, uma modalidade pouco conhecida e muito recente na nossa sociedade, é um desporto coletivo que cada vez mais parece querer crescer no nosso país, uma vez, que a aderência a modalidade tem sido uma crescente. O conceito essencial da modalidade teve origem no início dos anos 80, quando um sueco de seu nome Jan von Heland estava a jogar com um Frisbee “ao contrário”, tentando que o mesmo salta-se na água, e a partir daí deu-se a origem desta modalidade.
Ao longo do trabalho apresentarei da melhor forma, todas as componentes que envolvem esta modalidade recente da nossa sociedade.

A modalidade

A modalidade de Waboba caracteriza-se como sendo um jogo desportivo coletivo aquático praticado em piscina, mar, lago ou rio e disputado por duas equipas. Esta modalidade surgiu oficialmente no século XXI (por volta de 2005), na Suécia. No entanto, só a 11 de novembro de 2009, foi registada a International Waboba Federation (IWF), o que fez com que esta modalidade começasse a ganhar o seu espaço na sociedade.
O conceito essencial da modalidade teve origem no início dos anos 80, quando um sueco de seu nome Jan von Heland estava a jogar com um Frisbee “ao contrário”, tentando que o mesmo salta-se na água, e a partir daí deu-se a origem desta modalidade.
No que diz respeito, a bola com que se começou a praticar esta modalidade, levou vários anos para que esta fosse constantemente aperfeiçoada, no entanto, surgiu através das primeiras experiencias em praias suecas e australianas e agora podem ser vistas, em qualquer parte do mundo.
Como em todas as modalidades existem objetivos de jogo pré-estabelecidos, sendo que, no que toca a esta o fundamental é mesmo o

Relacionados