Vsvfsfsdfsfsfsvxvsv

281 palavras 2 páginas
Gerador elétrico O gerador elétrico é uma maquina que tem como finalidade produzir energia elétrica através da energia mecânica, química ou outra de energia.
O funcionamento dessas máquinas se baseia ou em fenômenos eletrostáticos (como no caso do gerador Van de Graaff), ou na indução eletromagnética (como no caso do Faraday).
Um gerador de Van de Graaff é uma máquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro, Robert Jemison van de Graaff por volta de 1929. A máquina foi logo empregada em física nuclear para produzir as tensões muito elevadas necessárias em aceleradores de partículas. O fato da carga elétrica se transferir integralmente de um corpo para outro, quando há contato interno, constitui o princípio básico de funcionamento do gerador de Van de Graaff.
Michael Faraday (1791 – 1867) acreditava que a eletricidade, o magnetismo e a gravidade poderiam ser fenômenos descritos em uma única teoria. Após vários estudos, em 1831, Faraday provou que a eletricidade e o magnetismo estavam ligados.
Enrolando dois fios em lados opostos de um anel metálico, com um dos fios ligado a uma bateria e outro a um medidor de corrente, Faraday demonstrou que a variação de um campo magnético gera corrente elétrica.
O fenômeno observado nesta experiência é chamado de indução eletromagnética e serviu como base para a teoria eletromagnética que foi desenvolvida posteriormente.
Geradores que transformam energia química em elétrica são os geradores eletroquímicos: acumuladores, baterias, pilhas etc. Geradores que transformam energia mecânica em energia elétrica são os geradores eletromecânicos: dínamos, alternadores, etc. Existe ainda um outro tipo de gerador: o gerador eletrotérmico ou termoelétrico. Nas aplicações industriais a energia elétrica provém quase exclusivamente de geradores mecânicos cujo princípio é o fenômeno da indução eletromagnética

Relacionados